A Comissão de Proteção de Dados sancionou o WhatsApp com 225 milhões de euros por má gestão da proteção de dados dos utilizadores da app.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia tem vindo a realizar uma investigação há três anos com o objetivo de verificar se o que estava a acontecer com esta app era realmente verdade. E, de facto, eles foram capazes de demonstrar que o WhatsApp compartilhou todas as suas informações com o Facebook, violando o regulamento.
O RGPD afirma que esta app, como qualquer outra, deve ser fiel, clara, aberta e honesta com os seus utilizadores e, principalmente, sobre como estas informações serão utilizadas.
No entanto, o WhatsApp não terá apenas que enfrentar esta penalidade, mas terá que modificar completamente toda a sua plataforma em três meses. A app respondeu: “O WhatsApp tem o compromisso de fornecer um serviço seguro e privado. Trabalhamos para garantir que as informações que fornecemos sejam transparentes e completas e continuaremos a fazê-lo. Não concordamos com a decisão de hoje em relação à transparência que oferecemos às pessoas em 2018 e as penalidades são totalmente desproporcionais. Apelaremos desta decisão.”
Quais são as infrações que o WhatsApp cometeu?
O WhatsApp tem vindo a cometer infrações desde o seu início, é por isso que o Regulamento de Proteção de Dados há muito que analisa todos e cada um dos seus movimentos.
A app pode obter o número do telefone de uma pessoa que não usa a app, ou seja, se uma pessoa enviar um número de telefone para outra através do WhatsApp, a empresa assume o controlo desse número, independentemente de essa pessoa ser um utilizador da app ou não.
Para além disso, o Facebook tem acesso a todas essas informações, todos os conteúdos, imagens … etc. A Comissão de Proteção de Dados (DPC) verificou que todas estas infrações não estavam em conformidade com os artigos 5 (1) (a); 12, 13 e 14 do Regulamento Geral de Proteção de Dados.