4 truques para evitar perder as vendas de Natal devido a processos de pagamento

A experiência do utilizador tornou-se um factor determinante para transformar uma visita numa venda. Este Natal espera-se que 43% das compras sejam feitas pela Internet, de acordo com o Barómetro de Compras de Natal American Express para 2019.

«O hábito de comprar online cresceu substancialmente nos últimos anos, principalmente devido à conveniência e rapidez que oferece em comparação com o comércio offline. Então, porquê dificultar o pagamento? As empresas devem oferecer aos seus clientes uma experiência rápida, intuitiva e segura«, salienta Alex Capurro, fundador da Easy Payment Gateway.

Quatro requisitos para evitar a perda de vendas devido a processos de pagamento:

  1. Facilidade: É importante prestar atenção à usabilidade e ao design do processo. Se o consumidor encontrar obstáculos ao pagar ou elementos que gerem desconfiança, ele ou ela não farão a transação.
  2. Rapidez: Está provado que quando o processo de compra é mais rápido, a taxa de conversão aumenta, por isso é aconselhável evitar processos demasiado longos. Uma solução é que as empresas utilizem listas brancas, onde podem incluir parâmetros que não querem.
  3. Versatilidade: No momento do pagamento, é importante que o site ofereça ao utilizador o maior número possível de opções para satisfazer a sua preferência pela que achar mais confortável, ágil ou segura.
  4. Segurança: É conveniente dar ao comprador a certeza de que o site é seguro, através de elementos visuais como um certificado de segurança válido, que é mostrado na tela através de um cadeado. Outra opção é integrar o processo de pagamento dentro da mesma página web, evitando que o usuário tenha que deixar o site.

«A fraude nas compras online é muito comum, sendo a causa mais frequente os cartões sem liquidez, roubados ou duplicados. Por esta razão, oferecemos às empresas a possibilidade de estabelecer vários filtros, dependendo da origem da compra ou do seu valor«, diz o fundador da Easy Payment Gateway.

«A falta de transparência, flexibilidade e simplicidade ou a inclusão de mensagens confusas quando se paga pode fazer uma transação dar errado» diz Manuel Prieto, CEO da Easy Payment Gateway.

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