5 dicas para uma boa relação com os consumidores em 2021

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Os primeiros meses do ano são sempre a melhor altura para fazer um balanço do que já passou e organizar o que virá. Porém, a Covid-19 veio trazer uma certa insegurança a vários setores económicos, como é o caso do setor retalhista.

De modo a conseguir ajudar os estrategas a perceber o estado em que se encontram as compras atualmente e as tendências que terão impacto, o Facebook falará com peritos especializados nas áreas e analisará vários exemplos de marcas inovadoras no que diz respeito ao espaço do comércio eletrónico.

Existem 5 possibilidades que podem ajudar ao sucesso das necessidades dos consumidores em 2021 e nos próximos anos. Assim, para conhecer de forma mais aprofundada as mudanças basta ler o artigo completo: The Future of Shopping Has Arrived Early: Industry Perspectives.

1. Aperfeiçoar as experiências de compra para dar resposta às novas expectativas que os consumidores possuem

No ato de comprar, até no online, o preço é sempre um fator que pesa para a maior parte dos consumidores. No entanto, para além destes fatores, existem muitos mais que a pandemia trouxe e fez com que os consumidores refletissem.

Quando um consumidor faz uma compra a segurança é um dos pontos mais importantes, 71% dos consumidores dizem que é necessário a loja criar um ambiente seguro. Também é importante que as plataformas de comercio eletrónico disponibilizem em stock sempre os produtos mais procurados.

Durante esta pandemia os consumidores começaram a nutrir algumas preferências por determinadas lojas, por isto estas exercem um papel fundamental.

2. É importante reduzir entraves que existam nas compras online e na loja

Na hora da compra é importante descomplicar para que o consumidor se sinta de algum modo atraído para fazer a sua compra de uma forma simples.

Infelizmente, cerca de 38 % dos consumidores dizem que no ato da compra online têm dificuldades em encontrar produtos e 54% referem ter tido algum problema, como por exemplo: artigos esgotados ou falta de informação sobre o produto.

3. Centrar-se no transacional como uma experiência

Estamos a assistir a uma mudança de um paradigma no que diz respeito às compras online e presenciais. Os consumidores preferem experimentar os produtos a partir de casa.

Assim, surge um desafio para as marcas no sentido de motivar uma procura em vez da principal preocupação da captação para que exista uma compra.

4. Alcançar os compradores de todo o mundo

A pandemia veio trazer uma mudança no que diz respeito ao conceito de “ comunidade”. Cada vez mais existe uma mudança de paradigma, pois os consumidores estão a encontrar um equilíbrio entre as compras locais e globais.

Com a pandemia, muitos consumidores locais viram os seus negócios sofrer um impacto económico, assim foram várias as pessoas que tentaram ajudar as empresas locais sendo a fazer compras ou então promovendo-as nas redes sociais.

Porém, houve um aumento de vendas transfronteiriças online – cerca de 21% , correspondendo ao primeiro semestre de 2020 numa escala global , em comparação ao mesmo período de 2019, devido ao facto dos consumidores estarem à procura de uma maior disponibilidade de produtos e preços.

5. Criar lealdade através de uma estratégia multidimensional

A Covid-19 tem vindo a trazer um mundo de novas experiências o que se traduz no facto das pessoas experimentarem novos produtos mas também ofertas de comércio eletrónico.

Deste modo, mais 60% dos consumidores referem ter experimentado uma nova marca desde o início da pandemia e 58% afirmam ter utilizado uma nova plataforma de comércio eletrónico.

Esta divisão traduziu-se numa queda da fidelidade, dado que os consumidores em todo o mundo afirmam sentir-se menos leais no toca às lojas físicas como às plataformas de compras online. Posto isto, a lealdade deriva cada vez mais de fatores como a acessibilidade económica.

Apesar do preço ser o impulsionador da fidelização das compras online, assim como entregas, devoluções e a sua eficácia – torna o cliente fiel ou não à marca. Os desafios da pandemia estão a crescer cada vez mais…assim como a incerteza, porém também estão a crescer as oportunidades.

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