5 razões para integrar o marketing interativo na sua estratégia

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A forma como consumimos o conteúdo mudou. À medida que os ciclos de compra se tornam mais longos e complexos, os consumidores têm menos tempo e mais ofertas disponíveis para tomar uma decisão.

De acordo com o Content Preference Survey Report .34% dos participantes dizem ter menos tempo disponível para ler/pesquisar produtos ou serviços; este número é o dobro do valor do ano passado. Por outro lado, 46% dizem sentir-se esmagados pela quantidade de conteúdo disponível. Dito isto, não é surpreendente que formatos mais curtos, mais visuais, móveis e interativos sejam mais bem recebidos pelo público.

Demasiado conteúdo é equivalente à diluição da mensagem e às reações esperadas, se se acrescentar a isto uma audiência não comprometida, então todos os esforços feitos estão condenados ao esquecimento. A maior limitação que as equipas de marketing encontram no lançamento das suas campanhas são as insuficientes oportunidades de interação e de engagement. De facto, 58% dos participantes no estudo conduzido pelo relatório do «Demand Metric’s Lead Generation Benchmark Benchmark» afirmam ter vivido esta experiência.

O que é o marketing interativo?

O marketing interativo é uma prática que concentra os seus objetivos na execução de determinadas ações pelo utilizador, ou seja, requer a interação voluntária das pessoas afetadas. Clicar, responder a uma pergunta, preencher um formulário, partilhar nas redes sociais, finalizar uma compra, por exemplo. O marketing interativo transforma os utilizadores nos protagonistas da navegação, isto pode ser conseguido utilizando formatos gama, tais como questionários, testes de personalidade, puzzles, memória, rodas gigantes, jackpots, entre muitos outros.

Em resposta a este novo desafio, as equipas de marketing de grandes marcas como Nestlé, Pepsico, L’Oréal, Paris Saint Germain e Vocento promoveram a utilização do marketing interativo para recolher dados de audiência, aumentar o número de subscritores da sua newsletter, gerar engagement, segmentar a sua base de dados, melhorar os KPIs de análise da web e rentabilizar a sua audiência. Isto porque 88% dos comerciantes dizem que pelo menos 10% do seu conteúdo estático se tornará interativo nos próximos dois anos. (DemandGen-2019)

Um estudo do Content Marketing Institute sobre uma amostra de 20.000 pessoas mostrou que o conteúdo interativo era utilizado principalmente em empresas com mais de 1.000 pessoas. De acordo com os inquiridos, as vantagens são numerosas e utilizam frequentemente o marketing interativo para: se diferenciarem da concorrência (88%) produzir conteúdos educativos (63%), trabalhar o conhecimento da marca (58%) encorajar a conversão da web ( 50%), facilitar o acesso ao catálogo de produtos e serviços (33%).

Este artigo apresenta apenas 5 das muitas razões pelas quais as marcas devem transformar o plano de marketing estático em marketing dinâmico e interativo. O marketing interativo é um excelente aliado se os objetivos a alcançar forem centrados no cliente ou na perspetiva; capturá-los, conhecê-los, surpreendê-los e fazê-los apaixonarem-se. Assim, o marketing interativo pode impulsionar as vendas, aumentar o nível de satisfação, reduzir os custos de marketing e abrir as portas à inovação e experiência do produto.

5 razões para integrar o marketing interativo na sua estratégia

Dito isto, estas são apenas 5 razões pelas quais as marcas e os media devem integrar o marketing interativo na sua estratégia:

1.Recolha de first party data e opt-ins na newsletter

Os dados de primeira pessoa são os dados mais fiáveis, pois provêm diretamente da fonte, o visitante. Estas podem ser novas pistas interessadas em descarregar um conteúdo, fazer uma demonstração de um produto, participar num concurso, etc. Também a criação de novas contas na plataforma da marca com nome de utilizador e palavra-passe. Atrair opt-ins para a newsletter, o que é fundamental se tiver uma estratégia de lead nurturing, para manter uma comunicação regular, enviar promoções, anunciar novos lançamentos, convidar para eventos.

Para impulsionar as vendas da Black Friday, a PromoFarma.com lançou uma campanha de recompensas instantâneas no seu site durante 12 dias. Os participantes tiveram de introduzir os seus dados de contacto e clicar em «participar» para ganhar um dos três prémios sorteados todos os dias. O formulário tinha um opt-in para subscrever a sua newsletter. Os vencedores foram convidados a partilhar o seu prémio em redes sociais.

2.Gerar engagement.

Aumentar o nível de envolvimento com o público é o primeiro passo para gerar lealdade. Lançar concursos, recompensá-los com prémios atraentes, oferecer momentos divertidos, surpreender, envolver e, acima de tudo, fazer-lhes saber que são a coisa mais importante.

No âmbito do Campeonato Mundial de Futebol de 2018, Eurosport ofereceu aos seus utilizadores a possibilidade de criarem a sua própria equipa, selecionando o seu sonho 11. Uma forma eficaz de criar envolvimento com o seu público e tornar-se viral, removendo as fibras da paixão pelo futebol. Os resultados? 540.000 participações, 1,8 milhões de page views, 67.000 de partilhas no facebook.

3.Melhorar os KPIs na análise da web

Melhorar o tempo de página, o número de page views, aumentar o tráfego, diminuir a taxa de salto, tudo isto também é possível com o marketing interativo.

4.Segmentação e qualificação.

Em circunstância alguma se deve confiar no «tamanho único». A segmentação é essencial para levar a mensagem certa à pessoa certa, no momento certo, através do canal certo. A segmentação requer informação declarativa e comportamental. As informações declarativas podem ser obtidas através de formulários de registo, resposta a questionários, deslizando o dedo para a direita ou para a esquerda no melhor estilo swiper; e informações sobre o comportamento com pixéis de rastreio ou ferramentas de análise da web como o Google ou Adobe analytics, por exemplo.

Neste exemplo, a Nestlé, com a sua marca Nescafé Gold Desset, utilizando um formato trille, aumentou a sua comunidade de consumidores de café enquanto segmentava o seu público.

Para ganhar amostras de café grátis, os participantes tiveram de adivinhar qual a máquina de café que o café estava a esconder atrás. Para receber as amostras, tiveram de preencher um formulário com as suas informações pessoais e responder a uma pergunta: «Com que frequência bebem café? Uma excelente forma de recolher e segmentar a base de dados.

5.Monitorizar a audiência

A monitorização da audiência é um dos principais objetivos de qualquer marca. Existem diferentes maneiras de o conseguir; fazendo-os comprar, pedindo que os seus dados pessoais enviem promoções personalizadas, segmentando e qualificando a sua audiência, incluindo cookies, para melhorar as receitas de vendas de publicidade (aqui pode ver a estratégia da Vocento) ou fazendo-os subscrever conteúdos premium.

Este último é o caso do jornal holandês Algemeen Dagblad. O jornal queria sensibilizar e educar os seus leitores sobre a fome holandesa durante a Segunda Guerra Mundial. AD pediu aos sobreviventes que partilhassem as suas histórias numa galeria interativa integrada num artigo disponível na secção premium do seu website. Com esta campanha interativa, puderam rentabilizar parte da sua audiência que subscreveu o seu conteúdo premium a fim de terem acesso a esta coleção comovente de anedotas.

Estas são apenas 5 razões para integrar o marketing interativo na sua estratégia de marca. Se quiser aprofundar a forma de melhorar a sua estratégia de envolvimento da marca, pode descarregar este ebook gratuito «10 ações para aumentar o envolvimento da audiência e construir relações duradouras», com histórias reais de sucesso de grandes marcas e meios de comunicação, acompanhadas de números que procuram capacitar as equipas de marketing para gerar envolvimento com a sua audiência, melhorar as taxas de conversão da web e recolher dados fiáveis e qualitativos.

 

Descarregar o livro electrónico de noivado aqui: https://hubs.ly/H0wBcbJ0

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