As 5 Fraudes mais comuns no comércio eletrónico

Os crimes cibernéticos, quer queiramos quer não, estão na ordem do dia. Se tem um negócio electrónico ou está a desenvolver um, fique atento aos 5 tipos de fraude mais comuns, definidos pela ‘paycomet‘ e descubra como preveni-los ou combatê-los.

O boom do comércio eletrónico, como em tudo, tem o seu lado positivo e negativo. Do lado negativo está a exposição e fragilidade perante os crimes cibernéticos, já do lado positivo está a prevenção e o combate destes crimes e tudo começa por saber identificar o tipo de fraude.

  1. Roubo de Identidade É comum no comércio electrónico, encontrar consumidores a utilizarem um cartão de crédito com outro nome e a fazerem compras com uma identidade que não é a sua.
  2. Fraude por triangulaçãoO criminoso cria uma loja online falsa, semelhante a uma já existente e oferece uma vasta gama de produtos a preços muito baixos. O problema é que o cliente recebe mercadoria roubada ou não recebe nada, enquanto o criminoso desaparece com o dinheiro recebido. É uma fraude difícil de detetar devido à complexidade envolvida.
  3. Phishing

    O objetivo é enganar o utilizador para obter palavras-passe e detalhes bancários, utilizando websites falsos.

    Para completarmos o seu registo e verificarmos os seus dados, solicitamos que preencha os dados em falta – Banco

  4. Pharming

    São modificados os endereços DNS para que o utilizador aceda a um site idêntico ao original, com um URL credível, acedendo a dados sensíveis, como contas bancárias.

  5. Fraudes Clássicas

    ‘Ganhou uma oferta exclusiva. Clique aqui para a receber’

    Isto é um esquema clássico para ganhar a confiança do utilizador e obter informação privada.

Como podemos prevenir e combater estas fraudes?

Um dos factores importantes é a confirmação e verificação dos dados dos consumidores, através de ferramentas de prevenção que permitem reconhecer padrões comuns fraudulentos.

Com o avanço da tecnologia, temos ferramentas como autenticação biométrica, inteligência partilhada com outros comerciantes, redes neurais e mapas comportamentais, que providenciam uma forte defesa contra todos os tipos de práticas fraudulentas.

Portanto, dispor de uma plataforma de vendas e um sistema de pagamento seguro, que reconheça e bloquei todas transações suspeitas, mas que ao mesmo tempo, tenha inteligência para não bloquear desnecessariamente outras operações e utilizadores que não representam qualquer ameaça, é a forma mais eficaz de prevenir e combater fraudes no comércio eletrónico.

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