O mercado transfronteiriço online na Europa, representou um volume de negócios de 108,75 mil milhões de euros em 2019. Isto representa um aumento de 14,4% em comparação com a situação um ano antes. A quota transfronteiriça representa 23,55% do total das vendas online na Europa, o que é semelhante à situação do ano passado.
A quota transfronteiriça do total do comércio eletrónico na Europa é apenas ligeiramente superior à do ano passado. Nessa altura, era de 22,8%, agora é de 23,55%. E a maior parte do comércio transfronteiriço na Europa (55%) é gerado por operadores da União Europeia
Os números provêm da Cross-Border Commerce Europe, que elaborou uma lista das empresas de comércio eletrónico mais fortes da Europa, com enfoque no desempenho transfronteiriço. Este ano, o Grupo Ikea assume a posição de liderança no TOP 500 Cross-Border Retail Europe. O retalhista sueco de mobiliário gerou uma receita transfronteiriça de 4,6 mil milhões de euros em 2019.
Alterações no Ranking
Em comparação com os 10 primeiros do ano passado, verificam-se algumas alterações significativas: Lego, C&A, Smyths Toys e TomTom entraram na lista, enquanto Pandora, Thomann, Jack & Jones e Swarovski caíram no ranking.
Como são avaliados?
A Cross-Border Commerce Europe iniciou no ano passado a tabela das 500 empresas transfronteiriças mais fortes. Classifica os operadores do comércio eletrónico, ponderando quatro fatores:
- Volume de vendas transfronteiras em linha na Europa (16 países da Europa Ocidental e da Escandinávia);
- Indicadores SEO que abrangem o desempenho transfronteiras;
- Pontuação transfronteiras determinada sobre o número de países ativos;
- Número e a percentagem de visitantes transfronteiras;
Há também alguns outros parâmetros que afinam a classificação. São eles: autoridade da marca, percentagem de pesquisa orgânica, número de línguas, moedas e métodos de pagamento, e a disponibilidade de oferta local (transporte e serviços de stock).