Comércio digital será responsável por 52% das receitas até 2024

A Salesforce divulgou os resultados do seu mais recente estudo ‘State of Commerce’, elaborado com base na análise do comportamento de mais de mil milhões de consumidores de e-commerce que utilizam a plataforma Commerce Cloud e de mais de 4.000 profissionais de comércio, a nível global.

Os canais digitais expandem-se para dar resposta às expectativas dos clientes

A migração de consumidores e clientes empresariais para canais digitais começou antes do início da Covid-19, mas a pandemia acelerou essa transição. De facto, um outro estudo da Salesforce dá conta que cerca de 60% das interações com os clientes agora ocorrem online e que mais de metade (53%) dos clientes preferem comprar em canais digitais – uma tendência liderada pelos millennials e pela geração Z.

Embora haja muitos desafios para as equipas de comércio – apenas 41% dos entrevistados sente-se completamente preparado para lidar com canais emergentes – o investimento na expansão do canal encontra-se bem encaminhado. Cerca de 60% dos profissionais de comércio incluídos na análise ​​adotaram novos canais nos últimos dois anos e 81% estão a começar agora.

O investimento pode ser motivado pelas previsões de um aumento contínuo do comércio digital, pois enquanto cerca de 30% das receitas de empresas e organizações de comércio veio de canais digitais em 2020, esses números devem aumentar para 54% até 2024.

Embora comummente associada ao comportamento do consumidor, a migração para os canais digitais abrange tanto o universo B2B e B2C – espera-se que mais da metade (52%) das receitas de organizações que comercializam para clientes B2B seja digitalmente impulsionada nos próximos dois anos. Adicionalmente, 88% dos vendedores B2B esperam que os seus clientes façam pedidos online maiores e mais complexos nos próximos dois anos.

Mercados de terceiros, como a Amazon e Alibaba, são canais particularmente populares para as organizações de comércio – ficando atrás apenas dos sites próprios das marcas e redes sociais. Mas a definição de marketplaces também está a expandir-se, com mais de um terço (37%) das organizações comerciais a dar prioridade à implementação dos seus próprios marketplaces nos quais produtos de terceiros podem ser vendidos nos seus próprios sites.

Crescem as opções de pagamento “alternativas”

Existem uma vasta diversidade de opções de pagamento. Além de recursos como os cartões de crédito e transferências bancárias, pelo menos metade das organizações de comércio aceita opções como PayPal, ApplePay e parcelamento de pagamento (geralmente chamado de “Buy Now, Pay Later”). Se as previsões se confirmarem, a grande maioria das empresas (quase nove em cada dez) irá incorporar essas opções no prazo de dois anos.

A aceitação de um dos veículos de pagamento mais comentados – a criptomoeda – é incipiente, com apenas 30% das organizações a ofereceram-na atualmente como opção. No entanto, o papel das criptomoedas na experiência de comércio deverá expandir-se drasticamente: uma percentagem adicional de 46% das empresas de comércio afirma que planeia aceitar criptomoedas como método de pagamento nos próximos dois anos – uma taxa de crescimento projetada mais elevada do que qualquer outra opção de pagamento. Atualmente, organizações na Índia, Holanda e Emirados Árabes Unidos lideram a aceitação de criptomoedas.

A implementação de novas opções de pagamento não é isenta de obstáculos: apenas 40% dos profissionais de comércio inquiridos ​​se sente totalmente preparado para lidar com novas formas de pagamento. As preocupações com fraudes lideram, seguindo-se as despesas e tempo necessários para a implementação.

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