Pagamentos como fator diferenciador da experiência e segurança no ecommerce

Foi no passado dia 2 de junho que decorreu a 2º edição do Epayments Day Portugal, contando com a participação de grandes nomes do universo dos pagamentos online. Quem também esteve connosco, e deu o seu contributo neste evento, foi Margarida Rodrigues, customer payments manager na Sonae, que apresentou a temática » os pagamentos como fator diferenciador da experiência e segurança no Ecommerce».

Pagamentos como fator diferenciador

O grupo Sonae vê os pagamentos como um fator diferenciador, desde logo porque nenhum cliente gosta de pagar, ele fá-lo porque quer adquirir o produto, por isso a facilidade no processo de pagamento é essencial. Nesse sentido, Margarida afirma que «o nosso desafio é cada vez mais tornar cada vez mais invisível, indolor, e aumentar o valor através dos pagamentos fracionados porque aí há um valor precessional».

O grupo Sonae tem o desafio de tentar responder a clientes muito diferentes, com padrões de compra completamente destintos, desde logo pelas diferentes marcas que detêm, tendo 10 delas presença no online.

«Os clientes até são os mesmos mas as expectativas que os clientes têm em cada um destes sites é completamente diferente. O mesmo cliente que compra num Continente ou que compra numa Worten tem expectativa e exigências muito distintas, e é isso que procuramos resolver e customizar».

Margarida Rodrigues, customer payments manager na Sonae

Margarida Rodrigues no seu discurso explica que um dos grandes desafios é integrar diferentes pagamentos, trabalhar com diferentes parceiros e escolher o que cada um deles tem de melhor para o consumidor, até porque , o mesmo meio de pagamento pode ter diferentes vantagens para diferentes meios.

«Não deixa de ser curioso que os meios de pagamento mais utilizados no online sejam meios de pagamento muito pouco digitais. A referência multibanco é o meio de pagamento preferido na globalidade dos nossos sites».

Margarida Rodrigues, customer payments manager na Sonae

As grandes tendências nos pagamentos

No seu discurso a customer payments manager da Sonae apresentou aos partcicpantes as grandes tendências dos pagamentos online.

  • Pagamentos Fracionados, BUY NOW PAY LATER;
  • Wallets Digitais– São exemplos a Mbway, Google Pay, Apple Pay que procuram garantir uma maior segurança e os clientes tendem a não sentir que estão a expor demasiados dados pessoais;
  • Integração entre canais- Embora os cliente migrem cada vez mais do físico para o online eles continuam a utilizar os vários canais que têm disponíveis. Nesse sentido torna-se importante a utilização de meios de pagamentos que apresentem uma experiência de pagamento uniforme;
  • Foco segurança;

Regulação Vs Experiência

A oradora procurou ressalvar pouco antes do fim da sua apresentação a importância no equilíbrio entre a regulação dos pagamentos e a experiência dos consumidores como um fator chave para o sucesso. A regulação e a autenticação forte vieram ajudar os pagamentos online como um todo, diminuíram a fraude, melhoraram a confiança dos consumidores, contudo não se pode desvalorizar a questão da experiência.

» Os dados dizem-nos que existe uma taxa de recusa de 20% devido a falhas na autenticação forte.»

Margarida Rodrigues, customer payments manager na Sonae

Consulta aqui a apresentação da Margarida Rodrigues, customer payments manager na Sonae:

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba