Como a Lion of Porches aumentou o tráfego orgânico em 834% em 2 anos e as vendas em 55%

Lion of Porches é uma marca de moda portuguesa, especializada em vestuário de inspiração britânica para homens, mulheres e crianças. Com uma rede de lojas espalhadas por todo o país, e presente em cerca de 150 lojas multimarca, vende internacionalmente em Espanha, Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Rússia, Estados Unidos, Angola, Moçambique, Irão e Dubai.

No início de 2018, a marca de moda europeia Lion of Porches escolheu a VTEX Commerce Cloud como a sua plataforma de comércio eletrónico. Desde então, tem registado taxas de conversão mais elevadas e um crescimento de 55%, numa base anual, das suas operações online. Neste artigo vamos explicar como o conseguiram:

Chaves de Sucesso

  • Os clientes podem fazer compras online em mais de 100 países;
  • Aumento de 140% das receitas no primeiro ano, com a taxa de conversão a atingir um pico superior a 12%;
  • 834% de aumento no volume de tráfego de pesquisa orgânica;
  • Tráfego das campanhas com picos superiores a 20 vezes o volume médio de tráfego;
  • Elevado crescimento com investimento mínimo de tráfego pago (menos de 5% das receitas);
  • Custos mínimos de manutenção e evolução;
  • 55% de crescimento homólogo após o lançamento com a VTEX;
  • Atingiu um rácio de classe mundial com 15% das receitas no canal do comércio eletrónico;

Parceria com a VTEX

A Lion of Porches trabalhava anteriormente com outra plataforma de comércio eletrónico que dificultava a evolução do seu site com as características e o desempenho que a marca necessitava. Em 2017, escolheram a VTEX Commerce Cloud como a sua nova plataforma.

«O canal de comércio eletrónico da Lion of Porches foi inicialmente lançado em 2012. Na altura, havia poucos concorrentes nacionais com canais de comércio eletrónico, mas havia muitos intervenientes internacionais. O mercado rapidamente compreendeu as vantagens das compras online e, mais importante, descobriu a oportunidade de se ligar à nossa marca, visão e valores, a partir de todos os canais. A nossa missão foi sempre demonstrar exatamente isto: o mesmo rigor, foco no cliente, preços, promoções e uma viagem unificada do cliente, quer a compra tenha sido feita online ou não. O nosso canal de comércio eletrónico tornou-se cada vez mais importante, não só do ponto de vista financeiro, mas sobretudo pelo serviço que podíamos oferecer aos nossos atuais e potenciais clientes. No comércio eletrónico, ou se move rapidamente ou se torna obsoleto dentro de alguns anos. Foi por isso que decidimos trabalhar com a VTEX, voltámos ao ponto de partida e pensámos realmente na implementação. Testamos, entrevistamos clientes, comparamos o nosso desempenho com os líderes em comércio eletrónico e desenvolvemos uma solução de comércio eletrónico que realmente proporcionou uma agradável experiência de compra. Ao mesmo tempo, o motor robusto da plataforma, a flexibilidade e a escalabilidade dão-nos as ferramentas para promover a nossa filosofia centrada no cliente», diz Joel Va, Diretor de E-Commerce e Marketing Digital da empresa portuguesa.

Expansão internacional

Em 2014, a marca iniciou a sua expansão global com Espanha. Após o seu lançamento na VTEX Commerce Cloud no início de 2018, conseguiram chegar a clientes em mais de 100 países. Esta capacidade deu à Lion of Porches uma visão significativa dos países a visar a seguir, bem como uma vantagem para novos mercados. A sua estratégia foi a de criar uma loja online e integrar-se nos mercados, o que deu à marca a base para determinar onde implantar lojas físicas.  Atualmente, a Lion of Porches tem lojas de retalho em 13 países.

As melhores práticas em matéria de e-commerce melhoram os resultados da pesquisa orgânica

O que distingue a VTEX Commerce Cloud de outras plataformas é a participação direta e ativa em 100% das integrações dos clientes. Ouvir as necessidades e desafios dos clientes, juntamente com a aprendizagem contínua das melhores práticas de comércio eletrónico, estrutura o desenvolvimento de produtos e serviços de engenharia de soluções.

Uma das formas de ajudarem a Lion of Porches foi fornecendo um quadro que foi concebido com as melhores práticas de SEO e desempenho de classe mundial do website. Como resultado, o cliente viu um aumento de 478% no seu tráfego de pesquisa orgânica nos primeiros três meses após o seu lançamento com a VTEX Commerce Cloud. Este número é ainda mais significativo, dado que os seus últimos três meses na antiga plataforma coincidiram com a época das férias. No primeiro ano após a sua implementação, assistiu-se a um enorme aumento de mais de 834% em relação ao ano anterior no volume de tráfego de pesquisa orgânica.

SmartCheckout aumentou as conversões

Acertar o processo da encomenda é uma das etapas mais críticas de um projeto de comércio eletrónico. Todo o investimento para conseguir o cliente será desperdiçado se um pagamento falhar, ou se houver demasiadas etapas para comprar. A patente da VTEX enquanto se aguarda o SmartCheckout é o primeiro sistema a permitir a compra com um clique sem password.  A certificação PCI DSS da plataforma garante os mais elevados padrões de segurança para a proteção de dados pessoais e permite ao sistema armazenar e processar informações de cartões de crédito. Desde o início, o SmartCheckout foi uma característica chave de interesse para a Lion of Porches no seu objetivo de aumentar a fidelidade dos seus clientes. Agora, todos os clientes que regressam podem completar as suas compras com um único clique. A implementação do SmartCheckout aumentou as receitas em 140% no primeiro ano, com alguns dias de campanha a atingirem mais de 12% em taxas de conversão.

Arquitectura SaaS com manutenção e evolução mínimas

Uma vez lançada, a nova loja conseguiu alcançar os melhores resultados com um contrato de manutenção de apenas cinquenta horas por mês com a agência de desenvolvimento, o suficiente para apoiar a criação de páginas de desembarque e campanhas de marketing.  Isto foi possível graças à arquitectura SaaS multi-tenant VTEX Commerce Cloud, que realiza de forma contínua uma média de 12.000 actualizações de produtos por ano para cada loja da nossa plataforma.

 Quando a marca portuguesa mudou para uma plataforma SaaS, pôde finalmente explorar opções de campanha sem se preocupar com as limitações de infraestrutura. Atualmente, realiza frequentemente campanhas que geram mais de 18 vezes o tráfego médio diário sem qualquer problema.

VTEX, o motor por detrás do crescimento de uma marca

Muitas empresas de comércio eletrónico estão a apostar em enormes investimentos no tráfego pago para aumentar a sua presença digital.  Embora esta estratégia possa, por vezes, ser bem-sucedida, muitas vezes estas empresas chegam à dolorosa conclusão de que a dependência excessiva do tráfego pago pode ser insustentável. Este não foi o caso da Lion of Porches, que dá prioridade à experiência do cliente na sua loja online e à sua marca.

De facto, nos últimos anos, a Lion of Porches gastou menos de 5% das suas receitas online com o tráfego pago. Apesar disso, conseguiram crescer 55% de ano para ano nos dois primeiros anos com a VTEX.  A sua marca ultrapassou a referência mundial ao ter 15% das receitas provenientes dos canais digitais.

 Atingir níveis extraordinários de crescimento com um orçamento relativamente baixo para tráfego pago, manutenção e evolução das lojas é a melhor prova de quão longe uma marca poderosa pode ir se estiver equipada com um potente motor tecnológico.

 Joel Vaz, salienta neste sentido que «Uma empresa, independentemente da sua origem, ambiente interno ou externo e cultura, pode falhar de muitas maneiras. Uma loja de comércio eletrónico pode sofrer a mesma volatilidade, mas numa localização digital, o que a torna ainda mais desafiante porque não é local e não está apenas dentro de quatro paredes, é global! Uma operação em linha consiste na ligação de múltiplos pontos, tratando de muitas áreas diferentes, essenciais e complementares.  É muito tranquilizador, no ambiente incerto e em constante mudança do comércio eletrónico, ter parceiros ativos como a VTEX com uma experiência tão vasta na digitalização do comércio e com uma vasta lista de grandes clientes.”

 

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba