Como medir a taxa de abandono do carrinho com o Google analytics

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um dos maiores problemas enfrentados pelo ecommerce é o abandono do carrinho de compras. A percentagem de utilizadores que entram para olhar e comparar produtos ou procurar ofertas, mas não fazem uma compra é alta, mas está nas mãos do eCommerce conseguir que diminua. É que conseguir um visitante para um site é algo muito complicado. E caro. É por isso que, uma vez que temos um potencial cliente no nosso site, há erros que não devem ser cometidos.

Existem diferentes estudos e especialistas para a redução desta taxa de abandono. No Ecommerce News temos vários artigos a este respeito. Muitos comerciantes on-line estão cientes de que este problema é parte do negócio, mas nem todos experimentam a mesma taxa de abandono. Dado o primeiro passo para resolver qualquer problema é conhecê-lo, este artigo escrito por Sergio Glotzer da Barilliance, vai mostrar-nos como medir a taxa de abandono de carrinhos do Google Analytics.

Google Analytics. Não precisa de apresentação. É uma ferramenta muito poderosa que já é utilizada por mais de 10 milhões de websites e é inestimável quando se analisa e toma boas decisões nas estratégias de marketing de um negócio.

Para medir a taxa de abandono, é necessário fazer uso de dois recursos avançados: Objetivos e Funil.

Os objetivos permitem definir e seguir as taxas de conversão para diversos fins. Um objetivo pode ser qualquer coisa: Uma visita a uma determinada página, enviar e preencher o formulário ou ficar no site por um determinado período de tempo.

O funil, por outro lado, é o caminho que o visitante deve seguir para completar o objetivo.

Com estes dois termos definidos provavelmente já podem adivinhar como vamos configurar isto: O nosso objetivo será a página de confirmação de pedidos e o funil será a lista de URLs pelas quais o utilizador deve passar depois de adicionar um produto ao carrinho de compras. Na maioria das plataformas de e-commerce, quando um produto é adicionado ao carrinho, o utilizador é automaticamente redirecionado para a página do carrinho e a página do carrinho será o ponto de partida seguido pela página de pagamento.

Nota: Para definir os objetivos, deve ser um Administrador da Conta do Google Analytics.

Passo 1: selecionar o separador Objetivos (goal)

Clique em admin, seleciona o teu perfil e depois o separador Objetivos (Goals).

Passo 2: Nome do objetivo

Introduza um nome descritivo do alvo, vamos chamar-lhe «Carrinho de Compras».

Passo 3: selecionar o tipo de objetivo

No tipo de objetivo selecionar o URL de destino e introduzir a tua página de confirmação. A esta página acede somente quando a ordem tiver sido concluída.

Passo 4: definir o funil

Ative a opção funil para adicionar os passos necessários para completar o pedido. Na imagem abaixo podes ver como eu adicionei a página do carrinho como passo 1 e a página de checkout como passo 2.

Passo 5: Guardar o objetivo

E é tudo! Dependendo da quantidade de tráfego do teu site, podes levar desde algumas horas a alguns dias para ver dados significativos. Como podemos saber a taxa de abandono? Usando a página de visualização do funil.

Este artigo contém muitos dados interessantes, mas o mais importante é a taxa de abandono. Podemos ver que, nos nossos dados de exemplo, temos uma taxa de conversão de 43,66%, o que significa que a nossa taxa de abandono é de 56,34%. Ânimo e toca a melhorar a taxa de abandono! Usa os de e-mails de abandono do carrinho para começar.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba