Um dos maiores problemas enfrentados pelo ecommerce é o abandono do carrinho de compras. A percentagem de utilizadores que entram para olhar e comparar produtos ou procurar ofertas, mas não fazem uma compra é alta, mas está nas mãos do eCommerce conseguir que diminua. É que conseguir um visitante para um site é algo muito complicado. E caro. É por isso que, uma vez que temos um potencial cliente no nosso site, há erros que não devem ser cometidos.

Existem diferentes estudos e especialistas para a redução desta taxa de abandono. No Ecommerce News temos vários artigos a este respeito. Muitos comerciantes on-line estão cientes de que este problema é parte do negócio, mas nem todos experimentam a mesma taxa de abandono. Dado o primeiro passo para resolver qualquer problema é conhecê-lo, este artigo escrito por Sergio Glotzer da Barilliance, vai mostrar-nos como medir a taxa de abandono de carrinhos do Google Analytics.

Google Analytics. Não precisa de apresentação. É uma ferramenta muito poderosa que já é utilizada por mais de 10 milhões de websites e é inestimável quando se analisa e toma boas decisões nas estratégias de marketing de um negócio.

Para medir a taxa de abandono, é necessário fazer uso de dois recursos avançados: Objetivos e Funil.

Os objetivos permitem definir e seguir as taxas de conversão para diversos fins. Um objetivo pode ser qualquer coisa: Uma visita a uma determinada página, enviar e preencher o formulário ou ficar no site por um determinado período de tempo.

O funil, por outro lado, é o caminho que o visitante deve seguir para completar o objetivo.

Com estes dois termos definidos provavelmente já podem adivinhar como vamos configurar isto: O nosso objetivo será a página de confirmação de pedidos e o funil será a lista de URLs pelas quais o utilizador deve passar depois de adicionar um produto ao carrinho de compras. Na maioria das plataformas de e-commerce, quando um produto é adicionado ao carrinho, o utilizador é automaticamente redirecionado para a página do carrinho e a página do carrinho será o ponto de partida seguido pela página de pagamento.

Nota: Para definir os objetivos, deve ser um Administrador da Conta do Google Analytics.

Passo 1: selecionar o separador Objetivos (goal)

Clique em admin, seleciona o teu perfil e depois o separador Objetivos (Goals).

Passo 2: Nome do objetivo

Introduza um nome descritivo do alvo, vamos chamar-lhe «Carrinho de Compras».

Passo 3: selecionar o tipo de objetivo

No tipo de objetivo selecionar o URL de destino e introduzir a tua página de confirmação. A esta página acede somente quando a ordem tiver sido concluída.

Passo 4: definir o funil

Ative a opção funil para adicionar os passos necessários para completar o pedido. Na imagem abaixo podes ver como eu adicionei a página do carrinho como passo 1 e a página de checkout como passo 2.

Passo 5: Guardar o objetivo

E é tudo! Dependendo da quantidade de tráfego do teu site, podes levar desde algumas horas a alguns dias para ver dados significativos. Como podemos saber a taxa de abandono? Usando a página de visualização do funil.

Este artigo contém muitos dados interessantes, mas o mais importante é a taxa de abandono. Podemos ver que, nos nossos dados de exemplo, temos uma taxa de conversão de 43,66%, o que significa que a nossa taxa de abandono é de 56,34%. Ânimo e toca a melhorar a taxa de abandono! Usa os de e-mails de abandono do carrinho para começar.

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