No evento Deliver que ocorreu na semana passada em Lisboa, Martin Ballus, Operations Projects Leader da Digitec Galaxus apresentou os desafios e benefícios da automação como forma de aumentar o valor do seu negócio, mantendo os custos reduzidos e não esquecendo a satisfação do cliente.

A Digitec Galaxus é uma loja online suíça com uma gama crescente de produtos de necessidades diárias, e produtos nas áreas de eletrónica de consumo e telecomunicações.  

Martin Ballus no decorrer da sessão apresentou os fatores que tiveram em conta na hora de escolher a automação. Por um lado, os maiores desafios (push factors) foram: espaço limitado, disponibilidade de mão de obra e picos de encomendas por época do ano e também por altura do dia. Por outro lado, as características que são atrativas (pull factors) foram: redução do custo de trabalho, precificação da economia, preço de envio por tamanho e redução do material de enchimento.

Fizeram uma parceria com a CMC (pioneiros em empacotamento automático 3D) que lhes permitiu adaptar-se às crescentes exigências do mercado e transformar o seu negócio. A tecnologia apresentada pela CMC permite a impressão de imagens no interior e exterior da embalagem e permite colocar publicidade criando potencial de negócio. O empacotamento por tamanho era um dos desafios que se apresentava e ao conseguir realizá-lo facilita a distribuição, evita desperdício mostrando que “temos cada vez mais consciência ecológica” como referiu Martin Ballus. Tudo isto aumenta a satisfação do cliente por permitir à marca ser mais rápida, flexível e reduzir custos.

Apesar da vantagem da personalização da embalagem ser um ponto importante na satisfação do cliente, Martin Ballus considera que a automatização é o ponto chave. Hoje em dia automatização é um processo em crescimento, mas adaptada às necessidades e possibilidades de cada negócio.

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram