O sucesso de vendas nas Lojas Online no Natal depende muito da capacidade das marcas se adaptarem às necessidades do seu cliente e de proporcionarem uma experiência de compra online personalizada.

Como é que uma Loja Online consegue combater a “febre” de compras nos shoppings portugueses no Natal? Através da aposta na melhoria da experiência do utilizador online.

A azáfama que se vive nos centros comerciais nesta época é um concorrente de peso para os websites de e-Commerce. Na web não temos a componente humana, o espírito natalício, as luzes de natal, o presépio ou a árvore de natal, mas temos a oportunidade de oferecer ao nosso cliente a comodidade de comprar na nossa Loja Online e receber as suas encomendas no conforto do seu lar.

Dicas para melhorar a experiência do utilizador na sua Loja Online

A boa experiência do utilizador num website de e-Commerce é, no fundo, o utilizador ficar com uma perceção positiva da navegação na Loja Online após ter interagido com a mesma. Para proporcionar esse impacto positivo no cliente é necessário apostar nas seguintes vertentes:

  1. Performance do Site

Com o Natal a chegar, o volume de visitas vai aumentar significativamente pelo que os websites devem ter capacidade para suportar a maior afluência de tráfego (aumento da capacidade dos servidores). Além disso, as páginas de conteúdo do website têm que ser carregadas rapidamente para que o utilizador não perca o interesse no site e visite a concorrência. Esta vertente é particularmente importante se os utilizadores acederem ao website através do seu smartphone.

  1. Estrutura da Navegação

Quanto mais simples e intuitiva a estrutura de navegação da Loja Online maior probabilidade tem de converter. Os menus de qualquer site de e-Commerce não devem ser complexos, nem ter nomes técnicos que o utilizador comum não entenda. Aqui aplica-se a conhecida estratégia de marketing KISS (Keep it Simple and Stupid), assim como a regra de ouro dos três cliques em que cada página do website deve estar acessível apenas com três cliques. Menos é mais.

  1. Pesquisa na Loja Online

Quando os utilizadores não encontram o que procuram nos menus do site recorrem ao motor de busca interno. Alguns utilizadores, inclusivamente, vão diretamente ao motor de busca do website para encontrar o produto e/ou serviço que pretendem. Otimizar os resultados do motor de busca interno é essencial para proporcionar ao utilizador uma boa experiência e aumentar a taxa de conversão da Loja Online.

  1. Filtros e Ordenação de Produtos e/ou Serviços

A Página de Produto / Serviço é essencial no processo de compra online. Ter uma estrutura de filtros bem concebida, explícita e simples ajuda o utilizador a optar por comprar online. Na web o utilizador não tem o conselho de um Assistente de Loja pelo que os filtros são uma peça fundamental para a decisão de compra. Toda a informação é útil e determinante no processo de seleção dos produtos e/ou serviços online. O mesmo acontece com a ordenação de produtos e/ou serviços na página. Muitos utilizadores fazem a sua escolha de produtos por preço ascendente ou descendente, por marca ou por outro critério de seleção disponível no site para facilitar a sua escolha. Simplificar o processo de compra do utilizador é a chave do sucesso nesta época de Natal.

  1. Processo de Compra

O processo de compra deve transmitir confiança ao utilizador. O design do checkout deve ser clean e não ter distrações que possam levar o utilizador a sair do “funil de conversão”. Quanto mais simples e intuitivo for o processo de preenchimento dos dados para finalizar a compra maior é a probabilidade de conversão. Idealmente o checkout deve ter poucos passos e facilitar a tarefa do utilizador no seu preenchimento. Caso exista um erro no preenchimento da morada ou dos dados de pagamento a Loja Online deve ter funcionalidades para informar / ajudar o utilizador (mensagens de erro informativas). Também os meios de pagamento e o processo de entrega devem ser explícitos para o utilizador. Essa proatividade e transparência vai permitir reduzir substancialmente o que chamamos de “carrinho abandonados”.

Acima de tudo, para este Natal, as Lojas Online devem apostar em websites rápidos, funcionais e, sobretudo, intuitivos para o utilizador. O design clean, a informação clara, as funcionalidades do website e, acima de tudo, o processo de checkout simples são essenciais para que o utilizador tenha uma boa experiência online e, consequentemente, opte por escolher comprar através de um site de e-Commerce. Com uma experiência personalizada e focada no utilizador as Lojas Online podem aumentar substancialmente o seu retorno nesta época, oferecendo aos seus clientes a comodidade de fazer as suas compras de Natal no conforto do seu lar sem ter que se deslocar a uma Loja Física.

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