«Durante o processo com a Sonae IM fiz uma imersão na Inovretail e compreendi que estava bem posicionada para ser uma fornecedora internacional de soluções de ponta omnicanal»

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Com um conhecimento abrangente e profundo das especificidades do setor em toda a Europa, Trond Kongrød ingressou na Inovretail após seis anos como senior vice-president para a região EMEA da StrongPoint, uma empresa focada em logística de comércio eletrónico. Trond Kongrød foi também responsável por fazer crescer a StrongPoint em Espanha. Antes da StrongPoint, Trond acumulou uma vasta experiência no retalho, ocupando cargos de administração em retalhistas de eletrónica de consumo e alimentar.

Na Ecommerce News Portugal entrevistámos Trond Kongrød, o atual CEO da Inovretail, empresa detida pela Sonae IM, e que nos falou um pouco da sua transição para Portugal e do trabalho da Inovretail.

Ecommerce News Portugal (EcN): Como foi a transição para a Inovretail?

Trond Kongrød (TK): Antes de me juntar à Inovretail estive em Madrid durante quase quatro anos, até ao surgimento da pandemia. Adorava a cultura, as pessoas e a forma como faziam negócios. Quando a Sonae IM me abordou em relação à Inovretail, pensava que a pandemia estava a terminar e que seria possível viajar novamente. Durante o processo com a Sonae IM, fiz uma imersão profunda e detalhada na Inovretail e nas suas soluções, compreendi que estava bem posicionada para se estabelecer como uma fornecedora internacional de soluções de ponta omnicanal, de eficiência de loja e de satisfação do cliente. As três áreas de atuação são cruciais para que as lojas tradicionais se tornem vencedoras num cenário totalmente novo de concorrência. A Sonae IM e a direção da Inovretail acolheram-me de forma muito calorosa e criámos um plano de integração minucioso e detalhado que me permitisse compreender o mercado, a empresa, as soluções, os clientes e, por último, mas não menos importante, todos os super-heróis da Inovretail.

EcN: Quais os maiores desafios?

TK: Enquanto norueguês, vir viver para Portugal é talvez o maior desafio. É preciso compreender, respeitar e adotar a cultura empresarial, a cultura do país, aprender mais sobre a empresa, clientes e colaboradores, e começar a construir relações. É essencial criar o próprio espaço numa cidade totalmente nova para obter, pelo menos, uma pequena vida privada, além de ter de ser ágil na minha nova posição.

Já estou apaixonado pelo povo português e pelo Porto. Ainda não tive tempo de explorar Portugal mas, com certeza que irei fazê-lo e acredito que não irei ficar desiludido.

EcN: O que é a Inovretail? 

TK: A Inovretail desenvolve soluções de software de inteligência artificial (IA) que aumentam a eficiência do serviço e experiência do cliente na visita a uma loja. Quer as lojas sejam em Portugal, ou noutra parte do mundo, as soluções da Inovretail são facilmente integradas em todos os tipos de soluções tecnológicas para lojas.

Hoje, mais do que nunca, as empresas tradicionais precisam de colocar em prática planos omnicanal, aumentar a eficiência da loja e a satisfação do cliente devido ao forte aumento das compras online durante a pandemia.

A Inovretail criou soluções omnicanal sofisticadas, mas fáceis de utilizar, que motivam os colaboradores das lojas a atingir os seus objetivos de vendas, com monitorização dos KPI’s em tempo real, que estão disponíveis para wearables, como o relógio, telemóvel ou tablet.  

Para a gestão da loja, distrito, ou região, cada tarefa pode ser facilmente planeada e remetida diretamente ao colaborador pretendido, com base em critérios de IA como a meteorologia, vendas realizadas no período homólogo do ano anterior, campanhas em curso, etc. A par disso, também é possível tratar diretamente encomendas online e em tempo real. Isto torna a loja muito mais eficiente e faz com que o consumidor encontre uma loja e staff bem preparados e 100% focados em atendê-los. O que, mais uma vez, aumentará a satisfação do cliente.

O feedback do cliente também faz parte da solução Inovretail para que as lojas possam receber facilmente a opinião dos seus consumidores e, se necessário, tomarem medidas para aumentar a sua satisfação.

EcN: O que a diferencia de outras empresas da área?

TK: O nosso modelo irá suportar e auxiliar a estratégia dos retalhistas na sua expansão para outros países ou no mercado em que estão presentes. Somos uma equipa com uma vasta experiência operacional e estratégica em retalho, software e tecnologia, capaz de acrescentar valor aos retalhistas que utilizarem as nossas soluções, com foco em omnicanal, satisfação do cliente e eficiência de loja, na sua expansão.

EcN: Qual o impacto da pandemia nesta indústria? 

TK: O comércio tradicional não irá morrer durante a pandemia, mas os consumidores estão a comprar mais online. Globalmente, 49% dos consumidores compram mais online, atualmente, do que no pre-COVID-19 e aumentaram o distanciamento social. Isto significa que a abordagem omnicanal é agora uma necessidade para os retalhistas. 

O impacto da COVID-19 foi gigante para os retalhistas e, hoje, não temos consciência da extensão desse impacto no retalho tradicional. Estas alterações não serão temporárias. Esperam-se mudanças a longo termo no comportamento do consumidor, uma vez que se está a adaptar rapidamente – em 2020, e até este momento de 2021, existem mudanças significativas na forma como compram.

Agora que os consumidores sabem que é mais seguro fazer compras a partir de casa, e muitos precisam de poupar mais do que nunca, habituaram-se a utilizar todos os canais à sua disposição, não só para completar compras, mas também para obter o melhor preço e disponibilidade.  Mesmo quando as coisas voltarem ao que era outrora considerado «normal», muitos dos hábitos de compra omnicanal permanecerão – e o mesmo acontecerá com os retalhistas que estão preparados para os servir.

Não importa o dispositivo, canal, plataforma de compras, local ou hora do dia – a maioria dos consumidores espera que as marcas sejam capazes de fornecer informações e experiências consistentes em todos os momentos.

As lojas tradicionais irão desempenhar um papel muito importante, diria que um papel único, neste novo cenário de concorrência em que o desempenho omnicanal, combinado com a eficiência de loja e satisfação do cliente é crucial para a sobrevivência do negócio.

EcN: Qual a relação com a Sonae IM? 

TK: Ser detida na totalidade pela Sonae IM é uma grande força e vantagem para a Inovretail. Os nossos clientes sabem que fazemos parte de um grupo grande e altamente profissional e isso dá-lhes a confiança e segurança de que a Inovretail é capaz de desenvolver soluções, de expandir e de que existiremos como seu fornecedor estratégico de soluções a longo prazo.

EcN: Como tenciona promover a aceleração da internacionalização?

TK: O momento atual é uma grande janela de oportunidade para a Inovretail, uma vez que os retalhistas de todos os setores precisam de atualizar e pôr em prática a sua estratégia omnicanal para ter quota de mercado. Além disso, os retalhistas devem trabalhar continuamente a sua eficiência e a satisfação do cliente. Todas estas áreas podem ser suportadas pela Inovretail. No nosso mercado interno, estaremos a representar-nos a nós próprios, mas, noutros grandes mercados europeus, vamos estabelecer parcerias com grandes players, com conhecimento e experiência relevantes para oferecer soluções de Software as a Service (SaaS) aos retalhistas. Estou ansioso por conhecer estas empresas por toda a Europa e na Escandinávia.

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