Levi Strauss aposta num serviço de vendas virtuais a partir de lojas físicas

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Nos últimos tempos tudo mudou, mesmo a forma como nos relacionamos uns com os outros. Os ecrãs ganharam força para conhecer esta nova forma de viver. As compras estão agora mais online do que nunca. Apesar do crescimento do comércio eletrónico, não é fácil abordar o consumidor. Por esta razão, a Dockers optou por um serviço virtual de vendas e apoio a partir de lojas físicas.

Este projeto foi viabilizado pela empresa tecnológica RobinBrick. A partir da filial espanhola do grupo americano, em Barcelona, poderia ser escalada para outros países do mundo. Tudo começou em março, quando o confinamento e o estado de emergência foram decretados. A Dockers estabeleceu o objetivo de melhorar a experiência do consumidor na situação atual. A empresa, propriedade de Levi Strauss, encontrou apoio na associação Barcelona Tech City, da qual faz parte, e que acabaria por se tornar sua colaboradora: RobinBrick. Esta empresa tecnológica é especializada em análises avançadas para lojas físicas no setor do retalho. Desenvolveram uma ferramenta de venda por videochamada.

É uma solução que coloca o vendedor no centro, e serve para conhecer a informação e democratizar os KPIs. O serviço na loja física deteriorou-se nos últimos anos, e para que a loja o recupere é necessário regressar a esta função.

Hernán Camps, CEO da RobinBrick

Novo canal de vendas phygital

Para utilizar a ferramenta, o cliente pode marcar uma hora para ser atendido pessoalmente na loja. Antes de ir, o consumidor deve escolher o estabelecimento a que pretende ir, bem como a data e hora desejadas, e preencher um questionário prévio.

Pouco depois de lançar este serviço, a Dockers decidiu levar o projeto para o formato de vídeo. Este serviço digital permite aos assistentes de loja aconselharem os seus clientes a partir de uma loja e em formato de videochamada, seja por marcação ou chamada imediata.

Para ser atendido, o utilizador recebe um link, através do qual acede ao compromisso virtual com um assistente de loja no momento acordado. Na reunião, o vendedor, que através de um tablet consegue aceder a informação relevante, atende a parte interessada de forma personalizada, mostrando-lhes o vestuário e respondendo a todas as suas perguntas. É um novo canal de vendas phygital que combina as virtudes do canal físico e do comércio eletrónico. E os dados apoiam a tese: a taxa de conversão é de 70%.

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