Hoje em dia parece que todos estão presentes nas redes sociais, carregando vídeos para o TikTok, interagindo com fotos e histórias Instagram, escrevendo comentários no Twitter ou conectando-se com pessoas no Facebook.

De acordo com o último relatório Digital 2020 da Hootsuite and We Are Social, mais de metade da população mundial já utiliza redes sociais.


Tendo por base os dados do documento, quase 4 mil milhões de pessoas estão presentes nas redes sociais, o que corresponde a 51% da população mundial. Tendo em conta este facto, e que a maioria das empresas de redes sociais restringe o acesso a pessoas com menos de 13 anos, pode afirmar-se que quase dois terços (65%) da população mundial total, que é elegível para aceder às redes sociais, está presente nestas plataformas.

«Como esperado, os dados confirmam que tem havido grandes mudanças no comportamento social e digital desde que o confinamento começou em todo o mundo devido à COVID-19. A utilização de redes sociais e de mensagens instantâneas disparou, e mesmo a publicidade digital teve de se adaptar ao momento e tornar-se mais ágil«, explica Tom Keiser, CEO da Hootsuite, «O desafio que as empresas enfrentam atualmente, desde empresas a organizações sem fins lucrativos, desde agências governamentais a organizações de saúde, é como gerir todas estas mudanças. As organizações precisam de uma abordagem holística na gestão das suas comunicações sociais e digitais para se manterem ligadas e, ao mesmo tempo, precisam de ser capazes de ouvir as conversas sociais em constante mudança para garantir que estão verdadeiramente empenhadas com o seu público», acrescenta ele.

O número de utilizadores de redes sociais em todo o mundo aumentou mais de 10% nos últimos 12 meses, com uma média de mais de um milhão de pessoas a utilizar estas plataformas pela primeira vez todos os dias desde o mesmo período do ano passado. As redes sociais têm mais de 376 milhões de novos utilizadores desde Julho de 2019, o que se traduz em 12 novos utilizadores a cada segundo. Isto indica que o número de utilizadores está a crescer muito mais rapido hoje, do que no início de 2020.

«Estamos cada vez mais ligados ao mundo digital, e a aceleração do uso dos media sociais a nível mundial é um reflexo disso. É significativo que muitos de nós estejam agora em redes sociais, utilizando-as de diferentes formas, para ver notícias, opiniões, para nos informar e entreter, para interagir e, cada vez mais, para se informarem sobre decisões de compra», diz Nathan McDonald, director executivo global da We Are Social.

Relativamente ao sucesso da plataforma, o Instagram e o LinkedIn têm tido um crescimento impressionante. As marcas podem agora atingir 1,08 mil milhões de pessoas utilizando anúncios no Instagram. A plataforma acrescentou 111 milhões de novos utilizadores, mais de 1 milhão por dia, ao seu alcance publicitário nos últimos três meses. Entretanto, o LinkedIn tem agora 700 milhões de utilizadores registados, a base global de utilizadores da plataforma cresceu mais de 25 milhões nos últimos 3 meses, o que equivale a um crescimento trimestral de quase 4%.

Para mais informações sobre a utilização de meios digitais, redes móveis e sociais em todo o mundo, consulte o Relatório Global Statshot de Julho, juntamente com os outros relatórios da Hootsuite sobre Digital 2020.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram