Marketplace Summit 21: Soluções de Marketplace projetadas para o Business Success

Na passada quarta-feira, 23 de junho, aconteceu a terceira edição do Marketplace Summit, o maior evento exclusivo sobre ecommerce & marketplaces da Espanha, desta vez em formato híbrido com capacidade presencial e online.

Estiveram presentes mais de 20 palestrantes nacionais e internacionais, que discutiram os diferentes aspectos-chave para ter sucesso nos marketplaces.

Durante a intervenção, Arnaud Vaissiere, eCommerce Senior Business Development Manager Octopia, apresentou de onde provém a Octopia, a experiência Cdiscount, os quatro pilares de um marketplace e a sua proposta de valor.

A Octopia é a filiar B2B da Cdiscount, sendo o resultado de uma migração de êxito de Cdiscount para um Marketplace. Cdiscount nasceu no século passado, em 1998, pelo que já são mais de 20 anos de experiência no eCommerce e no início foram dois irmãos que lançaram a Cdiscount com a venda de cds e dvds online a preços muito baixos. Em 2011, a Cdiscount lançou o seu Marketplace. Hoje em dia, 10 anos após o lançamento do seu Marketplace, já estão a chegar pouco a pouco à rentabilidade do modelo de negócios.

Atualmente possuem mais de 4 biliões de euros em volume de negócio, 24 milhões de visitas únicas mensais, possuem mais de 100 milhões disponíveis e na plataforma têm mais de 700 engenheiros que trabalham diariamente para o Marketplace.

O modelo de negócio de êxito da empresa baseia-se em 3 pressupostos essenciais, que Vaissiere considera uma “bola de neve”; 1- mais produtos (melhor PVP, long tail e atratividade); 2- mais clientes (a satisfação dos clientes é um longo percurso); 3- mais sellers (competitividade).

Na Octopia foram definidos 4 pilares de um Marketplace, sendo fundamentais para o sucesso:

  1. Uma plataforma tecnológica potente;
  2. Perícia na gestão de um Marketplace (mudanças internas na empresa);
  3. Os vendedores e a sua qualificação (serviços 360);
  4. Last mile – fulfillment (estratégico para a satisfação dos clientes).

A proposta de valor da Octopia consiste em tecnologia Marketplace aliada a dois pilares fundamentais: vendedores qualificados e logística fullfulment (last mile). Durante todo o processo acompanham a jornada do consumidor desde o business consulting, para definir a estratégia de Marketplace juntos e transferir o ‘know how’, até ao customer sucess, para otimizar, rentabilizar, melhorar e acelerar o desenvolvimento do Marketplace.

Existem ainda 3 soluções que Vaissiere afirma que otimizam o seu negócio: o primeiro são os retailers que não têm atividade online e aí a proposta de Octopia é acompanha-los para criar um ambiente global tanto da sua atividade de ecommerce própria como do seu Marketplace, a vantagem é que ao lançar o Marketplace já terá acesso à base de dados Octopia de vendedores e produtos e terão um sistema de fullfilment ativo; a segunda parte é transformar, se já tiver uma atividade online e quer montar o seu Marketplace aqui a Octopia também o pode ajudar e acompanhar, sendo que, mais uma vez, ao montar o seu Marketplace e ao conectá-lo com o seu ecommerce atual terá acesso à base de dados Octopia de vendedores e produtos; por último, para os marketplaces que já existem, a Octopia pode ajudar a melhorar o sortido, colocando à sua disposição a base de dados Octopia de vendedores e produtos, juntando o catálogo e fazê-lo crescer.

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