McDonald’s, uma marca focada no cliente e com crescimento online

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McDelivery e Pedidos Mobile foram duas das ações implementadas pelo McDonald’s de forma a manter-se perto do seu cliente durante a pandemia. Com a COVID-19, a conveniência tornou-se essencial e serviços de entrega em casa e pedidos facilitados foram a adaptação do McDonalds aos novos tempos. 

O foco no cliente está no ADN dos restaurantes desde os primeiros dias em que dois irmãos criaram um espaço de drive-through que, em vez de fazer o cliente esperar 30 minutos, tinha o pedido pronto em 30 segundos. E desde essa altura a politica do McDonald’s tem por base a relevância para o cliente. Para os que não conhecem a história por detrás da criação da famosa cadeia, o filme The Founder, faz uma boa explicação do acontecimentos.

O mundo está em plena transição para o digital e o McDonald’s, uma das maiores cadeias de restauração a nível mundial, tem acompanhado as mudanças culturais para se manter sempre perto do seu cliente. A digitalização entrou nas nossas vidas e o McDonald’s criou serviços que satisfizessem a necessidade de eficiência e comodidade a que cada vez mais os clientes estão acostumados. Ao longo de 2019 a empresa adquiriu a Apprente, uma empresa de tecnologia de voz para facilitar os pedidos no drive-trough aumentando a rapidez e precisão, e a Dynamic Yield, uma empresa de inteligência artificial que atua no sentido de tornar os pedidos mais personalizados, mais rápidos e mais relevantes para o consumidor

No restaurante vs Em Casa com o McDonald’s

Desde os olhos de uma empresa como o McDonald’s a pergunta é : O que precisa o meu cliente? Os restaurantes para além de serem pontos para o consumidor comer são também pontos de recolha de dados. Os quiosques digitais para fazer os pedidos, os tablets, a avaliação de serviço, fornecem à cadeia uma quantidade relevante de data que contribuem para o planeamento e o constante desenvolvimento da satisfação do cliente. 

Por outro, a pandemia trouxe uma redução brutal na ida aos restaurantes pondo em risco dezenas de posto de trabalho. Em Portugal, o McDonald’s desenvolveu o seu negócio no ecrã, com o McDelivery, uma parceria com a Glovo e com a UberEats, que faz a entrega ao domicílio dos pedidos e com os pedidos mobile, facilitam o processo de compra através da app. 

O McDonald’s está no nosso top of mind e aproveitar essa vantagem foi essencial para o crescimento, forçado pela pandemia, do posicionamento no digital. 

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