Ontem a empresa implementou uma atualização do seu algoritmo central (Google Core Update) chamada May 2020 Core Update.
Em que consiste a nova atualização? Quais os critérios que irão mudar no posicionamento? Resumimos numa imagem e mais tarde iremos explicar tudo detalhadamente.
Em primeiro lugar, temos de esclarecer que estas mudanças não são novas, uma vez que o gigante da pesquisa faz pequenas mudanças todos os dias. A maioria deles não é visível a olho nu, mas acaba por ajudar a melhorar ainda mais os resultados do motor de busca.
No entanto, como aconteceu ontem, várias vezes por ano, o Google implementa alterações significativas nos seus sistemas e algoritmos de pesquisa. E isto afeta diretamente os critérios de posicionamento.
O que muda exatamente?
Estes dados são ainda desconhecidos, uma vez que a empresa não forneceu qualquer informação específica sobre os mesmos. No entanto, vários meios de comunicação social especializados e peritos do setor salientam que o principal alvo destas alterações serão os dispositivos móveis.
Quanto aos critérios da Google, a verdade é que eles não variam muito, mesmo que o algoritmo mude: a Google só quer conteúdos de qualidade. Esta é a sua máxima e assim permanecerá acima de qualquer alteração no seu algoritmo.
No entanto, fontes do setor afirmam que esta atualização está a gerar muita movimentação nos resultados de todas as pesquisas na Internet. Além disso, muitas outras ferramentas como o SEMrush Sensor também mostram grande movimento em absolutamente todos os nichos.
Como é que isto afeta a minha empresa?
Neste caso, os websites que de alguma forma tentaram lucrar com a informação sobre saúde em resultado da Covid19 estão a ser fortemente punidos, oferecendo notícias de pouca ou má qualidade, sem serem uma fonte fiável.
Mas, caso contrário, se estiver a fazer as coisas bem, em princípio, isso não o afetará de forma alguma, uma vez que, segundo a Google, o novo Core Update não deverá afetar a estratégia de conteúdo das empresas se estas estiverem a cumprir as suas diretrizes e a não realizarem ações enganosas para otimizar a sua posição.
Segundo o fundador do Google, Larry Page, o objetivo de um bom motor de busca é fornecer sempre a informação exata no mais curto espaço de tempo possível. É por isso que o Google tem uma luta aberta contra os sites SPAM e blackSEO (más práticas SEO).
No entanto, sempre que há uma atualização notável no algoritmo é aconselhável verificar a análise da web e toda a informação disponível relativamente ao posicionamento das palavras-chave. Neste sentido, será fundamental seguir em https://support.google.com/ todos os guias, documentação oficial e recomendações dadas pelo Google.