Novos Canais Digitais: Ecommerce e Redes Sociais

A conferência E-commerce/ Novos Canais Digitais organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) que decorreu no Porto na passada quinta-feira, dia 14, contou com a presença de Márcio Miranda, Digital Marketing Manager na Delta Q, pertencente ao Grupo Nabeiro. O orador apresentou o caso da Delta Q e deu alguns conselhos para alavancar as vendas online combinando o ecommerce e as redes sociais.

Em Portugal, apenas 17%, do mercado do café é online e isto é um problema. Torna-se essencial perceber, analisar e maximizar. PERCEBER os objetivos de negócio para ANALISAR o produto e mercado e MAXIMIZAR as ferramentas disponíveis. Para a Delta Q “o email marketing é o que mais gera vendas no nosso canal online, mas ainda não estamos a retirar o máximo de potencial da plataforma que temos” disse Márcio Miranda. A campanha feita pela marca para o lançamento da Delta Q quick mostrou a exclusividade do canal, a importância da articulação com todas as áreas do negócio e a integração dos vários ativos digitais na estratégia. Em relação ao social media foram o utilizados o Facebook, Instagram e Youtube, “estes 3 canais são espaços que eu acredito que tem que estar bem feitos para avançar em termos de campanhas” salienta o orador que apresentou os ‘básicos‘ a ter em conta nestas três ferramentas e os desafios da campanha:

  • Facebook: uma página & estratégia de conteúdos otimizados, business manager, gestor de anúncios, pixel (ajuda a construir campanhas muito mais otimizados), catálogo de produtos e eventos padrão
  • Instagram: Perfil profissional & Estratégia de Conteúdos, conetar instagram & Facebook, associar catálogo de produtos ao Instagram e ativar feed shopping no perfil comercial.
  • Youtube: Canal & Estratégia de Conteúdos, criar conta no google ads, instalar conversion tracking, ligar youtube ao google ads, conta google merchant center, carregar feed de produtos. O youtube é “ótimo canal para gerar visualizações e tráfego para o nosso website” salienta o orador.

Desafios diários:

  1. Processos de encomenda: conectar parceiros e fornecedores
  2. Fluxos de automação: “ainda não temos” por exemplo na newsletter
  3. Investimento em media: maior investimento permite um maior conhecimento do clientes e maior número de dados para analisar.
  4. Sistema de tags

A utilização de redes sociais na campanha da Delta foi um sucesso para Márcio Miranda, apesar de não ter atingido o aumento desejado do número de clientes por 3%, no acumulado do semestre, conseguiram aumentar em 16% em relação ao anterior SKU. O Director de Marketing Digital deixou alguns pontos a ter em conta para melhorar os resultados na campanha: excluir audiências, pode parecer contraproducente, mas, dependendo do produto, é útil para retirar esforços postos em cliente que compraram muito recentemente o produto e muito pouco provavelmente voltarão a comprar nesta campanha, em seguimento é importante a segmentação (canalização das nossas audiências, abrir um pouco as audiências o que permite gerar tráfego e resultados no meio do funil), utilizar o google shopping, otimizar o budget entre varias fases do funil (não investir somente numa fase do funil, distribuir o orçamento de forma adequado aos objetivos).

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