As vendas online de alimentos e cuidados pessoais devem aumentar 54% nos próximos anos, atingindo um valor de mais de 56 bilhões de euros na indústria até 2022.

Esta é uma das principais conclusões do estudo «Winning Ahead Online E-Commerce in FMCG», realizado pelo IRI. Embora os supermercados ainda dominem a Europa, espera-se que o online da alimentação e dos cuidados pessoais aumentem significativamente nos próximos anos.

«Apesar do facto da quota de mercado online dos bens de consumo em rápido movimento ser ainda baixa em comparação com outros setores, as vendas online estão em expansão na Europa, com crescimento de dois dígitos em Itália (+42%) e Espanha (+29%) e desempenhos dinâmicos em França e na Alemanha«, disse Pierluigi Carlini do IRI ao portal Ecommerce News.eu. «O mercado de FMCG está pronto para novas interrupções online, com a formação de novas parcerias e o surgimento de novas oportunidades de distribuição”.

As vendas online da FMCG na Itália ultrapassaram os 400 milhões de euros em 2018

Em Itália, as vendas do canal online da FMCG ultrapassarão os 400 milhões de euros. A empresa só tinha dados disponíveis para o período de janeiro e setembro, mas de acordo com o valor estimado das vendas para os últimos três meses, a indústria poderia ter um valor de 434 milhões no final do ano. Isto significaria um aumento de 42%.

As mercearias tradicionais desenvolvem as suas ofertas online

No relatório, o IRI reflete sobre as mercearias tradicionais que continuam a desenvolver as suas ofertas online. Por exemplo, o Carrefour desenvolveu seu serviço click&collect e agora recolhas para pedestres em Paris. E a Monoprix é uma das últimas mercearias da Europa a unir forças com a Amazon e a listar milhares dos seus produtos de marca própria através da Amazon Prime. E na Holanda, Albert Heijn e Edeka associam-se para oferecer tecnologia de bloqueio inteligente juntamente com entrega em casa (online), para que os compradores possam receber encomendas fora de casa.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram