O Porto recebeu na passada quinta-feira, dia 14, a conferência E-commerce/ Novos Canais Digitais organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP). João Coelho, Cluster Sales Manager na Fitness Hut abriu a sessão da tarde com o tema DropShipping.
O que é o DropShipping? Num sentido literal significa largar encomenda. O que acontece realmente no dropshipping é a contração de uma terceira parte a quem se delega a tarefa de gestão de stock e de envio até ao cliente final. A encomenda chega à mesma ao website, mas o vendedor não tem a responsabilidade logística. Nas palavras de João Coelho “stock implica ter dinheiro parado até à venda”. Com o droshipping o dinheiro que não está a ser gasto em manutenção de stock ou logística poderá ser utilizado para investir em publicidade e estratégias de marketing.
Benefícios do Dropshipping:
- Sem stocks
- Maior diversidade dos produtos
- Tempo
- Poupado no embalamento dos produtos
- Poupado na gestão de devoluções
- Poupado no controlo de stocks
- De entrega ao cliente final mais rápido
Desvantagens Dropshipping:
- Margem de lucro mais pequena: numa fase inicial porque ainda não tem um volume de encomenda significativo
- Nem todos os fornecedores tem stock em tempo real
- Cross-selling/ Marketing Offline: não é tão fácil de realizar
Buy as you sell: A alternativa ao Dropshipping
Esta é uma opção semelhante ao dropshipping, “a loja faz a venda e efectua a encomenda ao fornecedor, este envia para nós e posteriormente tratamos nós do envio ao cliente” explica João Coelho.
Benefícios do Buy as you sell:
- Dados dos clientes não são partilhados com os fornecedores
- Possibilidade de cross selling/Marketing offline: esta técnica muitas vezes leva o cliente a voltar à loja
- Gerar receita adicional com o packaging
Desvantagens Buy as you sell:
- Tempo de embalamento
- Custos adicionais com envio
- Tempo de entrega ao cliente final