O que está por detrás do sucesso do ecommerce da China?

Em 2016, os consumidores chineses gastaram um total de 782 mil milhões de euros em compras online, mais do que os consumidores dos Estados Unidos e do Reino Unido em conjunto.  Nos primeiros seis meses de 2017, as vendas online cresceram 33,4% no país, totalizando 426 mil milhões de euros.

O interessante é ver como o mercado digital, as plataformas tecnológicas e o comportamento dos consumidores na China mudaram em comparação com o mundo ocidental. Explorar essas diferenças pode fornecer um vislumbre do futuro do retail e fornecer informações valiosas para empresas de todo o mundo.

Ao contrário dos compradores europeus, os compradores chineses preferem fazer compras online como se estivessem a visitar um centro comercial com a família e os amigos. Portanto, as marcas na China geralmente optam por montar as suas lojas em plataformas bem estabelecidas, como Alibaba.com ou JD.com, em vez de administrarem os seus próprios sites. Os consumidores chineses registam-se na sua plataforma de compras favorita e têm um vislumbre das últimas tendências, bem como recomendações em tempo real.

A personalização é a outra parte do processo de pesquisa para utilizadores chineses. Enquanto os comerciantes ocidentais fazem recomendações baseadas no histórico de pesquisa, as empresas chinesas usam a interação social, geolocalização, análise de dados e inteligência artificial.

Um clique nas compras também é um fator chave para o boom dos negócios online na China. Por exemplo, as aplicações como Taobao e WeChat, adicionaram recursos que permitem que os consumidores comuniquem, se divirtam e comprem tudo numa única aplicação, possibilitando um caminho contínuo desde a descoberta até a compra.

Live streaming também está a impulsionar as compras online. Os retalhistas on-line fazem parcerias com celebridades e influencers retransmitindo vídeos em direto em aplicações como o WeChat ou plataformas como o Alibaba e o JD.com para envolver o utilizador. Um exemplo disso são os agricultores rurais que usam os vídeos em direto para vender as suas peras durante o Ano Novo Chinês.

O uso de big data e a velocidade de fabrico são dois outros fatores-chave neste crescimento. A grande quantidade de informação que é gerada e partilhada entre os retailers facilita a previsão das novas tendências.

Além disso, a rapidez e a velocidade da cadeia produtiva também impulsionam o comércio digital. Por exemplo, todo o processo de criação e lançamento de um novo produto na China ocorre em questão de semanas em comparação com meses no mundo ocidental. A China também beneficia da proximidade geográfica dos locais de fabricação, reduzindo significativamente o tempo de envio que desafia o mundo ocidental.

 

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top