Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.
A edição 2020 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, constata que 33.2% dos portugueses com perfis em redes sociais admitem já ter realizado compras online através de uma rede social.
Dos que admitem já ter realizado compras online atrás das redes sociais, a maioria realizou a última compra através da rede social Facebook (72.6%).
Ainda que o Facebook seja a principal rede social no que toca às compras, o Instagram está a ganhar cada vez mais relevo nesta área, tendo aumentado mais de 20 vezes o valor obtido em 2013 como local da última compra.
As últimas compras realizadas pelos inquiridos nas redes sociais incidiram nas seguintes áreas de consumo:
- Roupa (34%);
- Calçado (13%);
- Artigos para o lar (10%).
Quanto à satisfação, 76% dos inquiridos que referiram já ter realizado compras através das redes sociais atribuíram a essa experiência uma classificação entre 8 e 10.
O valor médio atingido em 2020 foi o mais alto desde que o estudo foi realizado, atingindo os 8.34.