A tecnologia de mensagens instantâneas consiste num chat online que permite que o utilizador envie uma mensagem em tempo real pela Internet. A mensagem pode ser lida instantaneamente por quem a recebe. Ao mesmo tempo, quem a envia sabe quando a sua mensagem foi visualizada.

Em Portugal, o número de utilizadores do serviço de Instant Messaging continua a crescer, triplicando os valores de há 7 anos.


Estudo Bareme Internet 2020

O estudo Bareme Internet da Marktest realizou uma análise ao número de portugueses que utiliza o serviço de Instant Messaging e verificou-se um crescimento 3 vezes superior aos valores recolhidos em 2013.

A análise realizada teve como base os resultados de 2020 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisou uma amostra de residentes em Portugal Continental com idades superiores a 15 anos.

Em 2020, 5 milhões e 345 mil portugueses que são residentes em Portugal Continental com mais de 15 anos, afirmaram ter utilizado este serviço de comunicação nos últimos 30 dias anteriores à análise, representando 62.4% da amostra analisada.

O crescimento tem sido constante desde 2013, quando apenas 1 em cada 5 portugueses utilizava este serviço. placeholder

O serviço de comunicação é mais popular em faixas etárias mais jovens (15-24 anos), atingindo uma penetração de 95% no que diz respeito à utilização do serviço. Os jovens desta faixa etária utilizam o Instant Messaging sete vezes mais do que as faixas etárias idosas que afirmam utilizar este serviço.

Na Grande Lisboa, os residentes e indivíduos de classe social alta possuem taxas igualmente acima da média da amostra em análise.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram