Enquanto fãs se reuniam para assistir ao 54º Super Bowl, no qual os Kansas City Chiefs venceram os San Francisco 49ers, os anunciantes também estavam a jogar o seu próprio jogo único. Todos os anos, os spots do Super Bowl são altamente cobiçados, uma vez que os anunciantes atingem milhões de consumidores durante o jogo e, espera-se, inspiram conversas sociais nos dias e semanas que se seguem. Em contraste, o fabricante de automóveis Porsche, transmitiu o seu primeiro anúncio do Super Bowl em 23 anos e a Hard Rock International e Pop-Tarts (Kellogg) fez a sua estréia.

A Salesforce analisou o que as pessoas disseram no Twitter sobre os principais anunciantes, as equipas concorrentes, o intervalo, os logótipos, e assim por diante. Utilizámos o Social Studio, a ferramenta de marketing em redes sociais do Marketing Cloud. Pelo terceiro ano consecutivo, também demos uma olhada nos tipos de imagens que os telespectadores publicaram com Einstein Vision for Social Studio.


Praticamente não havia publicações relacionadas à impossibilidade de ver os anúncios de fora dos EUA, o que pode estar relacionado ao fato de que a maioria dos grandes anunciantes lançam suas campanhas através de canais sociais imediatamente após sua transmissão de TV – por isso foi muito fácil de acompanhar em redes como o Twitter.

Os pontos mais comentados

Primeiro, o debate sobre o anúncio de Donald Trump foi em grande parte energizado pelos próprios retweets do presidente e os seus apoiantes, com poucos comentários adicionais.

A campanha mexicana do abacate foi um sucesso nos EUA, mas com menos tração do que em outros países do mundo. O alto nível de participação nesta campanha foi impulsionado por um sorteio nas redes sociais e pelo facto de que outras marcas «se apropriaram» da conversa sobre abacate, observando que esta campanha estava ganhando força.

A campanha do Google foi surpreendentemente comovente – muitas pessoas não esperavam uma reação tão emocional durante os anúncios do Super Bowl. No entanto, o facto de ter feito as pessoas chorar significava que este anúncio tinha um sentimento positivo mais baixo em comparação com outros anúncios importantes.

A mensagem inspiradora do anúncio de Olay ressoou muito fortemente com o público, registando a maior sensação positiva entre os 5 primeiros anúncios.

No final, a campanha Budweiser foi um sucesso, impulsionada pela presença do músico Post Malone e pela escrita divertida do anúncio. O próprio tweet do Bud com o anúncio foi amplamente reproduzido.

Estados Unidos / Global

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