A Gap abre o seu serviço de logística a terceiros

A Gap, como muitas outras empresas, foi forçada a aumentar a sua capacidade logística durante a pandemia, a fim de satisfazer a elevada procura dos consumidores. Agora a procura diminuiu e as empresas enfrentam um excedente de bens logísticos.

Algumas empresas descobriram que a única solução é abrir o seu serviço de logística a terceiros. A Gap decidiu aderir à tendência e lançar o seu serviço de logística “GPS Platform Services by Gap Inc” que, como a empresa explica, “fornece soluções de cadeia de fornecimento que satisfazem as necessidades das empresas DTC e B2B ao longo da cadeia de valor“. Esta rede tem a capacidade de processar mil milhões de pacotes através dos seus 13 centros de distribuição, localizados em todos os Estados Unidos.

Pela primeira vez, estamos a tornar a rede de cumprimento e logística da Gap Inc. rápida, flexível e altamente automatizada para marcas de todos os tamanhos através dos Serviços de Plataforma GPS“, Kevin Kuntz, chefe da cadeia de fornecimento da Gap, escreveu no LinkedIn.

As empresas que colaboram com o serviço de logística da Gap poderão também oferecer o transporte no dia seguinte e dois dias, armazenagem de curto prazo e cross-docking através do seu armazém e terão à sua disposição um portal de auto-atendimento, com integrações API para outras plataformas de comércio electrónico, incluindo a Amazon e a Shopify, de acordo com a SupplyChainDive do meio de comunicação social.

Um grande investimento logístico

O anúncio da Gap coincide com a abertura de um novo centro de distribuição, altamente robotizado, no Texas. Como resultado, o retalhista de moda é agora proprietário de seis centros logísticos na América do Norte e arrendou mais três.

Além disso, no início deste ano, a Gap investiu 100 milhões de dólares para modernizar o seu centro de distribuição Gallatin e o seu centro de Phoenix. Em Março, anunciou que iria investir até 700 milhões de dólares para melhorar toda a sua rede de distribuição.

A Gap não é o único retalhista de moda a aderir à tendência. Há apenas algumas semanas, o retalhista de vestuário American Eagle Outfitters introduziu a sua rede de entrega Quiet Platforms, que fornece a outras empresas mais de 40 transportadoras cobrindo cada código postal nos EUA. Além disso, a Quiet Platforms tem uma plataforma tecnológica altamente desenvolvida que optimiza as entregas em tempo real e reduz os custos das transportadoras. Isto permitiu-lhe celebrar um acordo com a DHL para acrescentar o serviço de “data definida” e ajudar a reduzir os tempos de entrega e os custos por pacote.

A introdução deste tipo de serviço coloca as empresas em concorrência directa com a Amazon, que tem vindo a ajudar empresas terceiras na sua gestão logística desde há vários anos. Não podemos ignorar o grande desenvolvimento do mercado nesta área, o que torna mais difícil competir contra ele. O serviço 3PL da empresa permitiu-lhe ganhar mais de $103 mil milhões em 2021.

O Walmart também se tornou muito forte com o seu serviço 3PL, que dá pelo nome de GoLocal. Em menos de um ano, que é há quanto tempo está a funcionar, já fizeram mais de um milhão de entregas.

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