Nestes dias de vendas, o mercado de e-commerce torna-se um verdadeiro campo de batalha em que as lojas online lutam para conquistar clientes digitais. Tratam-se de compradores com uma forte atração por descontos. Concretamente, 94% deles fazem compras atraídos pelas promoções que estão na Web.

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As possibilidades oferecidas pela Internet para realizar campanhas de desconto que seduzam esse novo perfil de consumidor são muitas e podem sobrecarregar o departamento de marketing, por isso é fundamental estar a par das últimas tendências, escolher as que melhor se adequam ao negócio e colocá-las em prática de forma diferenciada em relação à concorrência.

The Valley, um centro de conhecimento especializado em novas tendências digitais, sintetizou as estratégias de marketing digital mais eficazes que estão liderando o setor de comércio eletrónico durante essas vendas de inverno:

 

  • Criar um catálogo de descontos que muda com preços «a contra-relógio».

 

Esta é uma estratégia de marketing que faz do cliente o protagonista da campanha. Como um caçador, você tem que estar atento para comprar os produtos que você quer ao melhor preço, o que se traduz num verdadeiro desafio.

 

  • Afetar o cliente com ações de retargeting

 

A personalização é outro aspeto fundamental da experiência de compra dos clientes online e, portanto, uma estratégia eficaz para capturar a sua atenção e impulsionar as vendas. As ações de retargeting que algumas lojas desenvolvem durante esses dias apresentam diretamente ao consumidor, ao navegar na web, produtos que já foram pesquisados anteriormente, o que na época de saldos tem um valor duplo: o cliente não só recebe informações sobre artigos que lhe interessam, mas também conhece o desconto do qual pode beneficiar ao comprá-los durante a campanha de saldos.

 

  • Anunciar os produtos em marketplaces para ultrapassar o mercado local

 

As grandes plataformas de venda online podem ser um aliado muito eficaz durante os saldos, especialmente para as pequenas lojas que operam num mercado eminentemente local e podem expandir a sua atividade em todo o território nacional. Os marketplaces concentram um grande número de utilizadores e permitem-lhes posicionar-se em relação à concorrência num espaço comum. Além disso, alguns deles são responsáveis por toda a logística necessária para preparar as remessas e gerir as mensagens, o que aumenta muito a carga de trabalho nos dias de saldos e os custos que podem significar para uma pequena empresa para expandir a força de trabalho nestas datas devido ao aumento do volume de pedidos on-line.

 

  • Desenhar um calendário de vendas com dias temáticos

 

Os dias temáticos são outra importante reivindicação para impulsionar as vendas de relâmpagos. Através desta iniciativa, a loja online pode marcar um calendário de descontos por tipo de produto para aumentar a expectativa do potencial comprador antes dos saldos e fazer com que compre rapidamente. Um exemplo seria: na segunda-feira, para lançar os saldos do calçado; na terça-feira, de calças; na quarta-feira, de casacos….

 

  • Vendas antecipadas na app

 

Embora os descontos clássicos de 50% ou 2X1 sejam uma atração importante para os compradores online, os hábitos deste novo consumidor exigem promoções diferentes e atrativas. Por exemplo, há lojas que optaram por ir uma etapa além da tradição e iniciar as vendas na Internet em vez de nas lojas físicas. Assim, os clientes online têm sido capazes de comprar produtos com desconto através da aplicação antes dos clientes de lojas físicas ou mesmo da própria web.

 

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