Como é a tua comunicação entre o envio e a entrega?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ecommerce News Congress foi um sucesso, com um painel de temáticas muito relevantes para o Ecommerce em 2021. A temática entregas no âmbito da logística foi muito debatido durante a pandemia mas Raquel Llorente, Country Manager Spain na Qapla, desafiou-nos a pensar mais além, a comunicação na entrega. 

O que faz o ecommerce após enviar o pedido? VS O que faz o cliente após encomendar?

Após enviar o pedido está na hora de esticar as pernas e ir apanhar um pouco de sol porque o trabalho está feito. ERRADO! As lojas online estão a passar ao lado de um momento de contacto com o cliente essencial e que lhe pode ser muito proveitoso. 

Enquanto na loja online há uma sensação de dever cumprido, o cliente entrou na fase de paranoia e já pegou no telefone para fazer a temida pergunta «Onde está a minha encomenda?«. Nesta fase, entre o envio e a entrega, o cliente está em alerta máximo e portanto está mais recetivo a qualquer informação que lhe seja transmitida.

Enquanto clientes podemos todos fazer o exercício de nos perguntarmos, após a compra quantas vezes abrimos o nosso email para ver se recebemos algo? Quantas vezes verificamos se recebemos um SMS? Este momento é ideal para impactar o cliente com diferentes  campanhas de marketing, crosseling, upselling, etc… 

Na palestra dedicada ao marketing, Andrés España, comenta o facto de os períodos emocionais serem os melhores para impactar o cliente porque é um momento em que irá reter mais informação. E o momento de espera é um momento inconsciente de expectativa.

A oradora também lançou a luz sobre a importância de fazer com que o cliente se sinta acompanhado no período da entrega e para o conseguir é preciso manter a comunicação com o mesmo, nos momentos que normalmente são de silêncio, através, por exemplo, de uma página de tracking personalizada, emails transacionais ou SMS personalizados que irão trazer mais tráfego à loja online, aumentar s taxa de aberturas (e reaberturas) e a taxa de conversão ao mesmo tempo que diminuem as chamadas de atendimento ao cliente.

Então como é a vossa comunicação entre o envio e a entrega? A venda não termine quando o cliente efetua o pagamento, isto se quiserem que volte a comprar convosco. A venda termine quando a encomenda chega às mão do cliente. 

Raquel Llorente, Country Manager Spain na Qapla

Conselhos take away:

  • Poupa tempo e recursos em tarefas que possas automatizar 
  • Fideliza os teus clientes
  • Potencia a identidade da marca acompanhando o teu cliente até ao último ponto de contacto

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Lengua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
gdpr logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba