Na semana passada, viajámos desde o Ecommerce News para Las Vegas para participar no SHOPTALK, um dos maiores eventos de retail & ecommerce do mundo. Um dos estudos de caso que mais nos chamou a atenção foi o da empresa brasileira Magazine Luiza, um retailer tradicional que levou muito a sério a sua transformação digital e multicanal.

Durante o último ano de 2015, as vendas totais da empresa atingiram 10,5 mil milhões de reais (3.125,80 milhões de euros, aproximadamente), o que representou uma queda de 8,7% em relação ao ano anterior. No entanto, o canal de comércio eletrónico continua em franca expansão, tendo crescido 9,8% em 2015 e este canal já representa 20% das vendas do grupo (cerca de 625 milhões de euros). Duas das principais razões para este crescimento decorrem de um melhor portfólio de produtos, bem como de uma nova aplicação móvel que já ultrapassou o 1 milhão de downloads.

Fundada em 1957, conta atualmente com mais de 800 lojas distribuídas pelo Brasil, mais de 50 milhões de clientes e mais de 20.000 trabalhadores.  Ao definir a sua estratégia online, o Magazine Luiza enfrentou uma série de problemas ou desafios, segundo Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza:

  1. Grandes desigualdades sociais: no Brasil não há uma classe média estendida, mas uma classe média coexiste igualmente com uma classe baixa. Dos mais de 200 milhões de habitantes do Brasil, 50% têm menos de 30 anos, mas menos de 50% estão conectados à Internet.
  2. Logística: um dos grandes desafios é unir um país tão grande. Poucas infra-estruturas, que são a causa de uma logística cara e não muito boa. As entregas em 24 horas não são viáveis.
  3. Impostos altos: aproximadamente 35% do valor das vendas de um produto são impostos locais.
  4. Custos de mão-de-obra: representam aproximadamente 14% dos custos.

Estratégia multicanal definida

«Um dos aspetos que nos diferencia é que somos uma empresa com uma filosofia lean, ou seja, com uma mentalidade de melhoria contínua, focada na cultura digital«, destacou Trajano. Com mais de 100 engenheiros na equipa, a Magazine Luiza construiu um ecossistema completo que permite combinar as suas múltiplas plataformas numa única para tornar a experiência do cliente final mais multicanal.

  •       Magazine Voce: Em 2011, a empresa abre o seu próprio marketplace, permitindo que a venda no seu site para terceiros aumente o catálogo de produtos e atinja mais públicos. Atualmente, a Magazine Voce possui mais de 200.000 folhas (ou lojas no seu marketplace).
  •       Quero Casamento: Lançada em 2013, a empresa está a mergulhar na vertical do setor ‘casamento’, que está em expansão no Brasil.
  •       9 armazéns + 900 camiões: um dos pontos fortes do grupo é a sua força logística, com 9 centros de distribuição em todo o país e uma frota de 900 camiões que atendem a mais de 50 milhões de clientes.

MagaLocal: um dos projetos mais ambiciosos do grupo tem sido envolver as 800 lojas que o grupo tem no Brasil na estratégia de comunicação através das Redes Sociais, sendo o Facebook o canal escolhido para isso. A MagaLocal propõe que os próprios colaboradores criem conteúdos vídeo virais e carreguem e partilhem nas redes sociais, com o objetivo de divulgar as ofertas locais de cada uma das lojas e «dar um rosto» às pessoas que compõem uma equipe local. Desde o seu lançamento, mais de 100 milhões de visualizações de vídeo foram alcançadas.

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