De acordo com dados do relatório do Conselho Económico e Social (CES) de 2017, 70% dos utilizadores de Internet em Espanha fazem compras online. Desde 2007, as vendas online triplicaram e Espanha é o quarto país da União Europeia no ranking de vendas online (depois do Reino Unido, Alemanha e França). Mas como é que o ecommerce europeu está a sofrer esta evolução? Como é que se estão a adaptar às mudanças no sector?

ShopAlike pesquisou 100 comércios online de 13 países europeus para obter uma compreensão mais profunda dos principais fatores, tendências e oportunidades neste setor. A amostra é constituída por 100 lojas de diferentes setores do ecommerce (como moda, calçados, beleza, desporto, etc.) e também de diferentes tamanhos (considerando o número de produtos que a loja possui em stock).

Otimismo e satisfação

Os resultados mostram uma satisfação (56%) ou satisfação moderada (31%) com o estado atual do sector do ecommerce no respetivo país. Também mais de metade das empresas inquiridas estão otimistas (52%) ou moderadamente otimistas (26%) quanto ao futuro do ecommerce no seu mercado.

Obstáculos ao mercado

As lojas apontam a presença de grandes concorrentes internacionais e os entornos legais como os fatores mais relevantes que dificultam a expansão para outros mercados. Quanto às barreiras para os consumidores, as tendências mencionam a ainda desconfiança por parte do cliente quanto à segurança do método de pagamento e o facto de não poder ver fisicamente o produto antes de o comprar.

Comunicação com os Millenials

A maioria das lojas faz um esforço extra para alcançar a geração impulsionadora do e-commerce por excelência. A maioria dos ecommerce fazem por ter presença nas redes sociais (86% das lojas): 90% estão presentes no Facebook, 76% no Instagram e 41% no Twitter.

Por outro lado, o estudo investigou quais são os principais fatores que retardam a intenção de compra. Entre outros, estas são as razões que mais desfavorecem as compras online.

O estudo completo está disponível no seguinte link.

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram