Entrar no mercado do comércio eletrónico alemão

Para ter um bom arranque na Alemanha, é muito importante que conheça os factos sobre o mercado alemão: o que é comum no mercado? Quais são as suas particularidades? A que é que precisa prestar atenção extra?

Diferenças culturais na Alemanha

Apesar de o Reino Unido e a Alemanha terem alguma proximidade geográfica, existe uma série de diferenças que precisa de ter em mente se quiser vender na Alemanha.

Por exemplo, os alemães são conhecidos pela sua formalidade. Utilizam “você” (Sie) ao falar com pessoas, especialmente quando se tratam de pessoas numa posição de autoridade ou de estranhos.

Outro aspeto que deve ter em mente é que muitas empresas e organizações alemãs têm fortes estruturas hierárquicas. Como deve saber, os alemães também são conhecidos pela sua pontualidade.

Com tudo isto em mente, vamos dar uma vista de olhos ao setor de comércio eletrónico e ao comprador online alemão.

Onde se encontra a Alemanha no mercado do comércio eletrónico?

Em comparação com as receitas totais de vendas a retalho no país, a Alemanha tem um dos maiores mercados de comércio eletrónico da Europa. 15,1% de todo o retalho está agora online. Apenas o Reino Unido conta com valores superiores. Pelo que vemos, vender na Alemanha tem realmente um grande potencial!

Além disso, a média anual de despesas online por pessoa é bastante elevada na Alemanha. Ao longo dos últimos 3 anos, esta tem permanecido em cerca de 660 euros.

O que é importante para o comprador online alemão?

O gráfico seguinte mostra que 30% dos compradores online alemães compram algo online pelo menos uma vez por mês. E 30% compram online, no mínimo, uma vez por semana. Torna-se óbvio que os alemães são compradores onlines frequentes. Assim, abrir um setor de comércio eletrónico no mercado alemão demonstra ser promissor.

Fonte: Statista

Um fator muito importante para os consumidores alemães quando compram online é a devolução gratuita. Além disso, a entrega gratuita e a possibilidade de pagar através de uma carteira eletrónica, como o PayPal, são dois aspetos muito importante para eles.

Fonte: Statista

Conhece, de forma geral, os métodos de pagamento mais utilizados na Alemanha? 

É de notar que, comparativamente ao PayPal, o Klarna também é bastante popular na Alemanha. No que respeita a métodos de pagamento, a maior diferença é provavelmente que 65% dos compradores online alemães pagam por fatura, enquanto, no Reino Unido, isto só se aplica a cerca de 10% dos compradores online.

Se fizer comércio na Alemanha, certifique-se de que estuda a concorrência e que verifica que tipo de métodos de pagamento a concorrência disponibiliza. Certamente, não quer perder clientes por ter um determinado método de pagamento indisponível.

Se decidi começar a fazer comércio na Alemanha, é muito importante saber quem são os seus concorrentes. Descubra por que motivo as pessoas gostam de comprar na concorrência e o que pode fazer para competir com estes. A Amazon é, de longe, a mais popular loja online na Alemanha. A Otto e a Zalando estão posicionadas no segundo e terceiro lugares. 

Qual é a importância de um selo de qualidade para os compradores online alemães? 

De acordo com um estudo realizado pela Splendid Research GmbH, um produto com um selo de qualidade é melhor do que um produto sem este. Além disso, os selos de qualidade aumentam a probabilidade de compra em 5%.

80% dos alemães reconhece o selo de qualidade da Trusted Shops, que se concentra em marcas de comércio eletrónico. Fundada em 1999, a Trusted Shops atribui o selo de qualidade a lojas online após uma rigorosa auditoria ao seu sítio Web.

Desta forma, os clientes têm o benefício de saber que o sítio Web foi verificado e que é “seguro” comprar através do mesmo. Podem também optar por uma garantia de reembolso de 30 dias.

Conclusão

Se tiver interesse em expandir o seu negócio para o mercado alemão, será necessária uma visão mais profunda sobre o funcionamento interno do setor do comércio eletrónico alemão. Conheça o público-alvo e descubra quais os dispositivos que este utiliza para fazer compras online, quais os produtos que prefere e quais os métodos de pagamento que mais utiliza. 

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