O consumidor digital pós-covid chegou para ficar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Pouco a pouco, as empresas vão-se apercebendo de que conhecer este tipo de utilizador é essencial. O target a que nos dirigimos deve estar perfeitamente definido e quanto mais especificações conhecermos do público-alvo, mais poderemos adaptar o produto às suas necessidades e preferências.

Em apenas dois anos, o perfil do consumidor digital mudou muito. O público mudou as suas prioridades e a sua forma de consumir. Antes de março de 2020, o perfil do consumidor digital era o de uma pessoa entre os 30 e 45 anos de idade, pertencente principalmente à geração millennial. Para além disso, o seu processo de compra era caracterizado pela pesquisa prévia no seu telemóvel e pela finalização do processo de compra no computador.

O consumidor de 2021

A pandemia chegou e com ela veio a mudança definitiva do modelo de compras. O comércio eletrónico era um modelo em expansão até que a COVID o consolidou definitivamente. O facto de estar «fechado em casa» fez com que a maioria da população mudasse a sua forma de consumir, pelo que o consumidor online se caracteriza pelos seguintes traços:

A faixa etária dos utilizadores que fazem compras online alargou-se consideravelmente. Aos consumidores de 30-45 anos juntaram-se à Geração X (nascidos entre 1965 e 1982) e à Geração Z (nascidos entre 1996 e 2012). A tendência atual entre estes grupos, para além de consumir mais na Internet, é fazê-lo nas lojas locais, um aspeto que tem sido provavelmente estimulado pelas crises sanitárias, económicas e de distribuição que estamos atualmente a viver.

O smartphone tornou-se o dispositivo por excelência em todo o processo de compra. O consumidor digital depende muito do telemóvel para fazer compras online. Uma das utilizações mais comuns atribuídas a este dispositivo é a investigação e comparação, e as redes sociais são ferramentas essenciais para as marcas. Fornecem uma vitrina muito rentável para o seu catálogo de produtos, quer através do seu feed, quer através de campanhas com influencers. Para além disso, as redes sociais começam a incentivar as vendas nas suas próprias plataformas, sem que os utilizadores tenham de abandonar a própria rede social para comprar.

A procura do consumidor digital é maior e a oferta é mais homogénea, ou seja, o volume de compras está a aumentar entre produtos que são cada vez mais semelhantes. Por esta razão, o público começa a optar pela compra com base nas experiências fornecidas pelas marcas, que tentam alcançar o Top of Mind ou Top of Heart através de campanhas personalizadas dirigidas ao seu público alvo.

Contudo, o cliente não está apenas satisfeito através de mensagens emocionais, e melhorar o processo de compra é um elemento chave para aumentar o volume de vendas. Ter um comércio omnicanal e oferecer diferentes métodos de pagamento permite ao cliente comprar e pagar da forma que desejar. Deve ter-se em conta que, na sequência da pandemia, o utilizador está a tentar pagar menos com dinheiro e mais através de pagamento digital com cartões, ewallets, e pagamentos alternativos como o PayPal.

O consumidor de 2021 viveu uma pandemia na qual teve de ficar em casa durante meses, o que mudou a forma como vê o planeta e a sua economia. Com o mundo parado, a população compreendeu a necessidade de cuidar do ambiente, razão pela qual o consumidor digital é também mais sustentável e está disposto a pagar mais por produtos amigos do ambiente.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba