Os CTT, Correios de Portugal, puseram os olhos na empresa de transporte expresso Envialia com o objetivo de crescer em Espanha. A Envialia será integrada no negócio Tourline Express – já presente em Espanha com uma quota de mercado representativa -, de acordo com as fontes de solvência a que o Ecommerce News teve acesso.

A operação, liderada por Francisco Clarke, Head of Strategy and Corporate Development dos CTT – Correios de Portugal, teve início no final do verão passado e tem vindo a desenvolver-se nos últimos meses. Será em breve anunciada oficialmente.

É inevitável comparar a aposta dos CTT / Tourline Express para se expandir em terras vizinhas, com o recente anúncio da espanhola Correos Express para iniciar operações no nosso país após a aquisição da Rangel Express – Nas próximas semanas vamos contar-vos desde o Ecommerce News muito mais sobre esta operação, que se iniciou em 2014.

Em todo o caso, parece uma mudança lógica, uma vez que o mercado B2B e B2C, em particular, está a concentrar-se em Espanha, como demonstram as recentes aquisições da ASM e da Redyser por parte da GLS (propriedade da Royal Mail Britânica), SEUR e o Grupo DPD (propriedade da francesa La Poste), TNT e Fedex, DHL, e assim por diante.

Depois do movimento de Correos (e em breve veremos outro na região da Ásia) – que se forjou como dizemos de longe -, foi a vez dos CTT, através da sua subsidiária Tourline Express, de se tornarem um pouco mais fortes em Espanha acrescentando às suas sinergias a rede da Envialia. Caso contrário, ficaríamos fora do mercado europeu de entregas.

No entanto, como alguns meios de comunicação social relatam, a Envialia não foi a primeira escolha do grupo CTT, que já tinha sondado a MRW (demasiado nervo com um volume de negócios estimado em 170 milhões de euros) e quem sabe algum outro concorrente das cores corporativas também laranjas.

Com esta aquisição, os CTT passariam a ser uma força representativa em termos de quota de mercado no ecommerce espanhol, com uma quota de 10-12% detida pela Tourline Express e uma quota de 4-5% detida pela Envialia. Esta cuota de 14-17% colocá-la-ia como a 3ª ou 4ª transportadora express em tamanho, atrás da SEUR, DHL e GLS.

Quem é a Envialia?

A Envialia é uma empresa de encomendas expresso fundada em 2001 por 12 empresários do mundo do transporte expresso, na qual trabalham mais de 2.300 profissionais, oferecendo serviço a 35.000 clientes. Tem mais de 300 agências distribuídas pela península ibérica e 40 agências no nosso país (franquias). De acordo com os dados de 2017, o seu volume de negócios seria de 180 milhões de euros e teria uma frota de 1.400 veículos.

A sua quota de mercado B2C (operações de ecommerce) em Espanha seria de aproximadamente 4-5%.

Quem é a Tourline Express?

A Tourline Express é a filial de transporte expresso que os CTT têm para o mercado espanhol. A Tourline Express é o resultado da fusão em 1998 entre duas empresas de transporte, Tour e Line. A aquisição, efetuada em 2005 por um montante de 28,5 milhões de euros, foi a primeira expansão dos CTT em Espanha, de forma a ter cobertura em todo o território ibérico.

A Tourline Express tem atualmente dez plataformas logísticas e uma rede de mais de 275 escritórios de serviço ao cliente franchisados. O pessoal da Tourline é composto por cerca de 1.750 profissionais.

Atualmente, segundo os peritos do sector, teria uma quota de mercado para o setor do ecommerce de cerca de 10-12%.

Quem são os CTT?

Os CTT (Correios de Portugal) eram, até há pouco tempo, a empresa pública de correios do nosso país. Em 2014 passou a ser uma empresa 100% privada.

Com mais de 11.000 colaboradores é o principal operador de encomendas e encomendas urgentes/expresso em Portugal. Com dados de 2017, a empresa alcançou uma faturação de 527,5 milhões de euros (1,1% menos que em 2016) e ganhou 27,3 milhões de euros, 56,1% a menos que no ano anterior.

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram